sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Os Exterminadores de Fantasmas. Os Caça-Fantasmas da Filmation


     Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem do Canil do Beagle. Quem aqui conhece a história de uma equipe que trabalha capturando fantasmas? Com certeza alguém vai responder:"-Já sei são os Caça-Fantasmas!" e eu vou rebater: "- Quase acertou!, mas estou falando de outro grupo que caça-fantasmas, um que possui um gorila como membro", sabem quem é? São os Exterminadores ou os Caça-Fantasmas da Filmation.

exterminadores, ação!

OS PRIMEIROS CAÇA-FANTASMAS OU O TRIO CALAFRIO:

    No ano de 1975, a emissora de televisão CBS produziu em parceria com a Filmation (a mesma do He-Man) um curioso seriado que misturava comédia e um pouco de terror chamado de GhostBusters, no Brasil a série foi batizada de Trio Calafrio. A série contava a história dos detetives Eddie e Jake e do gorila Tracy , sim um gorila!, que trabalhavam capturando fantasmas.

é tão surreal que chega a ser engraçado

    A série não fez tanto sucesso e acabou ficando esquecida, mas com o passar do tempo, acabou ganhando o status de cult graças as reprises esporádicas.

OS OUTROS CAÇA-FANTASMAS E A CONFUSÃO COM OS NOMES:

       No ano de 1984, a Columbia Pictures lançou um filme também chamado de GhostBusters, no Brasil Os Caça-Fantasmas,  que contava a história dos parapsicólogos Peter Venkman, Egon Spengler, Ray Stanttz e Winston Zeddmore que enfrentavam a ameaça de vários fantasmas e de Zull um demônio interdimensional que ameaçava Nova York.

os caça-fantasmas do cinema

       O filme foi um sucesso estrondoso e rapidamente virou um símbolo da cultura pop da década de 80. De olho no sucesso do concorrente, a Filmation resolveu fazer uma continuação do seriado em forma de desenho animado e foi aí que a coisa complicou.

vamos aproveitar a fama dos outros

    A Columbia também resolveu lançar uma animação baseada em seu filme e acabou entrando na justiça contra a Filmation devido a semelhança do nome das duas animações.

a versão animada do filme

     Depois de uma batalha judicial, a Filmation obteve ganho de causa já que seu desenho era inspirado em uma produção mais antiga, assim o desenho da turma de Peter Venkman foi lançado com o título: The Real Ghostbusters.

uma pequena mudança de nome

       No Brasil essa confusão não aconteceu, o desenho da Columbia foi lançado com o nome do filme sendo exibido primeiro nas manhãs de domingo e depois diariamente no Xou da Xuxa. 
       A versão da Filmation por sua vez foi batizada aqui de Os Fantasmas ou de Exterminadores de Fantasmas como ficou mais conhecida durante as exibições no programa Oradukapeta do Sérgio Malandro .

A TRAMA:

        O desenho animado era uma continuação da série e mostrava Jake Junior e Eddie Junior, filhos dos caçadores de fantasmas do seriado se unindo ao gorila Tracy para capturarem novos fantasmas.

capturando fantasmas
    
      Quando o trio de heróis recebia uma chamada telefônica pedindo socorro, eles se juntavam, entoavam seu grito de guerra: Exterminadores, Ação! Batiam as mãos e partiam para missão.
        A nova equipe ainda contava com a ajuda da repórter Jéssica, de Futura, uma jovem caçadora de fantasmas do futuro e do Fantasmóvel um carro com vida própria.

a equipe de heróis

         Ao longo do desenho, os heróis enfrentam as maquinações do Líder Mau, um ser meio fantasma, meio robô que vivia na Zona do Medo e desejava destruir os Exterminadores.

os vilões da série

       O Líder Mau contava com um verdadeiro exército de fantasmas que enviava para derrotar os exterminadores.

OS MOCINHOS:

JAKE:


      É filho de Jake Kong, da série original dos anos 70. Jake é o líder do trio, tal como seu pai. Seu nariz começa a coçar toda vez que está próximo de algum fantasma.

EDDIE:


       É o filho de Eddie Spencer, da série original. Apesar da profissão, Eddie morre de medo de fantasmas, mas sempre ajuda os colegas.

TRACY:


    Ele é o mesmo gorila da série de TV, Tracy é inteligente, sendo o responsável pela criação das armas e apetrechos utilizados pelo trio.

JESSICA:


     É uma repórter que acompanha o trio na caçada aos fantasmas em busca de um grande furo de reportagem, porém sempre se mete em confusão.

FUTURA:


     É uma jovem vinda do futuro, que também é caçadora de fantasmas no seu tempo.

FANTASMÓVEL: 


     O mal-humorado automóvel dos Exterminadores. É capaz de viajar no tempo e alterar completamente sua forma.

OS VILÕES:

LÍDER MAU:


        É o principal vilão do desenho e chefe do quartel-general dos fantasmas: a Zona do Medo. Líder Mau é um misto de robô com fantasma, possui a habilidade de lançar raios de seus dedos e invocar fantasmas através de um sintetizador.

MORCEGÓIDE:


      É uma bizarra mistura de morcego com rato azul que não tem pernas ou asas e vive puxando o saco do Líder Mau. 

PRESUNTO: 


   É um esqueleto robótico e medrosos parecido com C3PO de Guerra nas Estrelas, devido ao seu medo ele vive se desmontando.

MISTÉRIA:


     É uma vampira fantasma cuja aparência lembra a Mortícia da Família Addams, ela possuí poderes ligados a névoas.

APARÍCIA:


        É uma poderosa feiticeira fantasma capaz de atravessar objetos sólidos, sendo mais poderosa que Mistéria.

SABRINHO:


      É um forte lobisomem vindo do futuro que possuí ódio de Futura, ele usa sua superforça para tentar derrotar a jovem caçadora.

GRANDE MAU: 


         O maior rival do Líder Mau, sempre querendo sobrepujá-lo e tornar-se o novo soberano da Zona do Medo.

UM SUCESSO MODERADO:

     Os Fantasmas foi exibido de 1986 a 1988 com um sucesso moderado graças as histórias que carregavam na comédia, em um dos arcos os pais dos jovens aparecem para ajudar a derrotar o Grande Mau.

aparição dos pais dos rapazes

      A série porém jamais conseguiu superar os Caça-Fantasmas do cinema, sendo considerados como cópia da turma do Peter Venkman, mesmo tendo sido criados muitos anos antes, o que é uma injustiça.

todos são caça-fantasmas

       Bem, é isso aí pessoal, espero que tenham gostado de conhecer ou relembrar esse desenho clássico que mesmo não tendo sido um sucesso estrondoso, marcou uma geração de crianças que assistiram ele. Em breve vou trazer a última postagem inédita do blog de 2019, até a próxima!.




Nenhum comentário:

Postar um comentário