quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

As locadoras de games dos anos 90


     Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem do Canil do Beagle. Estamos no mês de Janeiro, época de férias escolares, por isso decidi fazer uma postagem especial para a galera mais velha que nessa época do ano passava as tardes jogando nas locadoras de jogos de videogame.

uma época maravilhosa

       O COMEÇO DE TUDO:

      Para quem nasceu agora, baixando jogos na internet para o X-box One e o Playstation 4, não deve ter noção do quanto era difícil ter um jogo novo em casa.
     No ano de 1989, chegavam ao Brasil os consoles da 3ª geração de videogames: de um lado tínhamos o Master System da SEGA lançado pela Tec Toy com uma campanha de marketing monstruosa; do outro os clones de nintendinho como: Phanton System, Bit System, Turbo Game, Top Game, Hi-Top Game, Super Charger entre outros.

  
as estrelas da época

      No meio disso tudo, estavam os jogadores sedentos para jogar as novidades que inundavam o mercado, o problema era que uma fita de videogame era muito cara e a maioria das crianças não podiam pedir para os pais comprarem um jogo novo a cada semana, além disso, por causa da inflação do período, o preço de um jogo poderia dobrar ou triplicar de uma semana para outra.

propaganda de jogos da época

  Os donos das videolocadoras, atentos a nova tecnologia, então passaram a disponibilizar um espaço entre as fitas de VHS, para o aluguel de fitas de videogame.

ENTRE FILMES E JOGOS:

      No começo, muitas locadoras de VHS também disponibilizavam uma área para o aluguel de jogos de videogame, era um espaço modesto onde caixas de jogos de Master System e clones de nintendinho disputavam espaço com os sucessos de Van Damme,
Chuck Norris,Meg Ryan e Tom Cruise. Toda vez que nosso pais iam alugar um filme era de lei pedirmos para alugarmos um jogo.

SURGEM AS LOCADORAS EXCLUSIVAS DE JOGOS:

      De olho no crescimento do novo meio de entretenimento e com a chegada do Mega Drive, logo surgiram as locadoras exclusivas de jogos de videogame. Era o sonho de todo moleque: um espaço enorme com centenas de jogos para escolher.

a poderosa pro games

    Algumas eram tão grandes e profissionais que também alugavam adaptadores, controles, pistolas e até consoles!

ESCOLHENDO UM JOGO PARA ALUGAR:

       Hoje em dia, basta a molecada assistir um vídeo no Youtube para saber se um jogo presta ou não, mas antigamente as coisas eram muito mais complicadas: Muitas vezes, você alugava um jogo devido a imagem da caixa e das fotos no verso dela, mesmo para galera que comprava as revistas da época como a Videogame e a Ação Games, acabava se dando mal, essas revistas tinham a capacidade de fazer uma bela descrição de um jogo ruim "floreando a situação", às vezes saía apenas um pequeno "review" sobre um jogo que seria lançado.



capas fodas jogos ruins

     Por causa disso, era comum a molecada acabar alugando um jogo ruim, mas quando o jogo era bom, tentávamos aproveitar o máximo dele.

OS MELHORES JOGOS SAIAM PRIMEIRO:

      Uma coisa muito comum naquela época era a garotada chegar cedo na locadora para pegar os melhores jogos, normalmente na sexta-feira depois da escola ou no sábado de manhã bem cedo, algumas locadoras tinham uma promoção de alugar 3 fitas na sexta e só devolver na segunda, então quem chegava tarde acabava pegando só a raspa do tacho. 




pra pegar os melhores jogos só chegando muito cedo

     No auge das locadoras de games, existia até lista de espera para alugar o lançamento do momento como Mortal Kombat 2 ou Fatal Fury Special.

PAGANDO PARA JOGAR NA LOCADORA:

      Em 1992, as locadoras de games decidiram inovar e passaram a disponibilizar consoles para que a criançada pudesse jogar por hora na própria locadora, normalmente eram Mega Drives e Super Nintendos.

pagar pra jogar na locadora era comum

       Pra garotada de hoje em dia pode parecer bizarro, mas muitas crianças não tinham dinheiro para comprar um videogame, então essa era a oportunidade que muitas tinham para matar a vontade de jogar, bastava escolher um jogo, pagava-se um valor relativamente barato e a molecada jogava por 1 hora ou mais, algumas chegavam a passar o dia inteiro jogando.

passar o dia enfurnado jogando 

  Com certeza, muitas mães devem ter surtado nessa época achando que os filhos haviam sido sequestrados, mas eles estavam apenas enfurnados nas locadoras jogando, acredito que muitos devam ter levado uns tapas ao chegar em casa.

A FEBRE STREET FIGHTER II NAS LOCADORAS:

     Os anos de 1992 e 1993 foram responsáveis por uma verdadeira febre com a chegada de Street Fighter II para o Super Nintendo, em qualquer locadora que você ia era de lei você ver a molecada jogando o clássico da CAPCOM, normalmente muitas tinham mais de uma cópia não apenas para alugar, mais também para jogar na hora.

o clássico que fez as locadoras bombarem

    Durante um bom tempo havia o debate entre os fãs de Super Nintendo e Mega Drive devido a exclusividade para o console da Nintendo; no meio de 1993, os donos do velho nintendinho foram agraciados com versões piratas da turma de Ryu e Ken que eram muito alugadas pela galera que não podia comprar um Super Nintendo.

 
até o nintendinho ganhou versões piratas

  Somente em 1994, é que o Mega Drive ganhou sua versão de Street Fighter II, mas ela veio com a Champion Edition, com direito a escolher os chefões: Balrog, Vega, Sagat e Bison.

a espetacular versão do mega drive

     Mesmo com esse longo atraso, os donos de Mega Drive também puderam curtir o jogo do momento com direito a um novo controle de 6 botões.

HISTÓRIAS PRA CONTAR E MUITAS MENTIRAS:

        Uma das coisas mais legais das locadoras de games era que você fazia muitas amizades, recebia dicas e até mesmo sugestões de jogos para alugar de pessoas que você não conhecia e acabava fazendo amizade na hora. Outro ponto interessante é que sempre existia aquele garoto mentiroso que dizia que terminava todos os jogos ou conseguiu uma façanha incrível como chamar o Reptile no Mortal Kombat, o que poucos conseguiam, ou que enfrentou o lutador secreto no Street Fighter II, numa época em que o Akuma nem existia; às vezes aparecia aquele cidadão falando de um jogo que só ele tinha ouvido falar e todos acreditavam.

mentiras dos tempos das locadoras

        Com o advento da internet muitas lendas daquela época foram desmentidas e hoje em dia as pessoas dão risadas quando se lembram.

O FIM DAS LOCADORAS DE GAMES:

      Com a chegada dos consoles que utilizavam a mídia em CD ( mais baratas e fáceis de copiar) como o Playstation 1 e o Saturn, a pirataria começou a acabar com as locadoras de games, afinal era muito mais vantajoso você comprar um CD pirata por R$10,00 do que alugar um jogo por R$5,00. 

jogos de camelô

     Por causa disso, as locadoras de games foram desaparecendo por volta de 1998/99, encerrando um ciclo que marcou os fãs.

    Bem, é isso aí pessoal, espero que tenham gostado de relembrar essa época maravilhosa, onde podíamos passar uma tarde inteira jogando o nosso jogo favorito sem nos preocupar com mais nada. Em breve o Canil do Beagle vai trazer mais uma postagem especial de férias, até a próxima.


4 comentários:

  1. Tenho ótimas lembranças dessa época. Campeonato Brasileiro de Super Nintendo era disputado a tapa na locadora. Joguei muito PS1 na locadora, antes de ganhar o meu.

    ResponderExcluir
  2. Bons tempos aquele! Tempo inclusive que coincide com a minha infância, e a infância geralmente é o período mais doce de nossas vidas

    ResponderExcluir
  3. Beagle, apesar de ter 24 anos, ainda peguei época de locadora.

    Eu tinha uns 5 anos de idade em 2000 e joguei muito PSone e SNES em locadora.

    Lembro que meu tio (irmão mais novo da minha mãe) me levava e ficávamos a tarde roda dos fins de semana.

    Excelente lembrança

    ResponderExcluir
  4. Ótima matéria ! Boas lembranças de uma época de ouro dos video games ! Parabéns !

    ResponderExcluir