quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Os 80 anos do Superman parte 9: O ataque do novo Brainiac


    Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a nona parte do especial dos 80 anos do Superman. Hoje irei abordar o segundo maior vilão do Homem de Aço: o robô Brainiac, porém irei focar na reformulação que ele sofreu em meados dos anos 80, pouco antes da Crise nas Infinitas Terras.

a nova versão do vilão

    Os fãs que me desculpem, mas eu nunca curti o Brainiac clássico, sempre achei ele um vilão bocó (um alienígena verde, com lâmpadas na cabeça, blusa de manga rosa e sunga preta que encolhe cidades).

não tem como levar o original a sério

     Porém, em Junho de 1983, as coisas mudaram, na edição número: 544 da revista Action Comics que comemorava os 45 anos da publicação, a DC resolveu reformular os dois maiores vilões do Superman: Lex Luthor e Brainiac, o careca ganhou sua famosa armadura verde, já o alienígena teve seu visual modificado de forma espetacular que está sendo abordado nessa postagem.

edição especial com mudanças

     O roteirista Marv Wolfman e o desenhista Gil Kane, transformam Brainiac em uma verdadeira ameaça. Após ser derrotado pelo Homem de Aço em seu planeta computadorizado, Brainiac tem sua massa corporal convertida em energia, sob a forma de moléculas, o vilão viaja pelo tempo e espaço, absorvendo conhecimento e retorna em um corpo robótico totalmente frio e calculista que deseja matar o último filho de Krypton.

o nascimento do novo brainiac

     O Homem de Aço é atraído para um armadilha em outro planeta, onde é capturado e torturado pela nova versão do vilão, só com muito esforço o herói consegue fugir e voltar para a Terra.

superman conhece o novo brainiac

    Após descobrir que o vilão robótico pretende invadir nosso planeta com um exército alienígena, o Superman resolve criar uma força de defesa com a Liga da Justiça e os Novos Titãs.

a união dos maiores heróis da terra 

     Depois de uma dura batalha nas ruas de Metrópolis, a Liga da Justiça e os Novos Titãs repelem a invasão, o Superman vai atrás de Brainiac, mas o vilão foge para o espaço jurando vingança.  

a guerra em metrópolis

     Por incrível que pareça, esse arco espetacular durou apenas três edições, entre os números 544,545 e 546 da revista Action Comics.
    Atualmente, uma história dessas seria contada em no mínimo doze edições, fora os spin offs, saudades do tempo em que uma história épica era contada em poucas partes.

onde a saga saiu originalmente

    No Brasil, essa história saiu originalmente na revista Super-Homem edições de número: 31 e 32 da editora Abril, em 1987. Esse ano, ela foi republicada em Superman- Lendas do Homem de Aço: Gil Kane volume 1, da editora Panini.

as versões do Brasil

    O novo visual de Brainiac foi tão marcante, que ele foi transportado para as duas últimas temporadas do desenho dos Superamigos, além de ter sido lançado na coleção de action figures Superpowers. 

o visual do vilão em versão animada

     É uma pena que após a reformulação do Superman pós Crise nas Infinitas Terras, o visual do vilão não tenha sido mantido, ele ganhou uma nova e confusa origem pelo astro canadense John Byrne que foi abordada aqui mesmo no blog, na primeira parte do especial dos 80 anos do Superman.  

o brainiac de john byrne

    Por causa dessa reformulação pós-crise, a DC foi mudando cada vez mais o visual do vilão, confundindo ainda mais os fãs, porém nenhum foi tão marcante quando sua versão robótica.

as diferentes faces de brainiac

     Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre essa reformulação espetacular, que transformou um vilão meia boca em um assassino frio e cruel. Em breve irei trazer a décima e última parte do especial dos 80 anos do Superman, espero que vocês estejam gostando de acompanhar essas postagens. Até a próxima!.

             


Nenhum comentário:

Postar um comentário