terça-feira, 26 de junho de 2018

Os 80 anos do Superman parte 7: Superman- O Filme


     Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais que especial 200ª postagem do Canil do Beagle. Antes de começar gostaria de pedir desculpas aos meus leitores, pois devido a falta de tempo por causa do trabalho pela primeira vez fiquei 1 mês inteiro sem escrever nada por aqui, mas a espera valeu a pena, afinal nada mais justo do que comemorar esse momento especial com a participação do maior super-herói de todos os tempos em sua versão definitiva: O Superman de Christopher Reeve.

o superman definitivo

OS 40 ANOS DE UM CLÁSSICO:

    Nesse ano de 2018, Superman- O filme comemora 40 anos de seu lançamento, ele é considerado, a versão definitiva do personagem por todos os fãs e para muitos jamais será superada.

você vai acreditar que um homem pode voar

     O filme foi produzido por Alexander e Ilya Salkind em parceria com a Waner Bros. para a comemoração dos 40 anos do personagem em 1978, porém a jornada para o filme chegar aos cinemas seria um épico digno do maior dos super-heróis.

NOMES DE PESO, FILME DE AÇO:

       Depois de fecharem o acordo com Warner, os Salkind trataram de correr atrás do financiamento e para isso precisavam de nomes de peso para atrair os investidores. Inicialmente os produtores acreditavam que o filme deveria seguir a linha da antiga série de televisão do Batman, voltada para a comédia "camp", chegaram até a imaginar uma participação do personagem Kojak interpretado por Telly Savalas sendo confundido com Lex Luthor, porém viram que isso não atrairia investimentos suficiente e decidiram partir para um filme sério.
      O primeiro a entrar no barco foi Mário Puzo, o romancista famoso pelo clássico: O Poderoso Chefão, escreveu um gigantesco roteiro de mais de 500 páginas, um verdadeiro épico contando desde a destruição do planeta Krypton até o surgimento do Superman, os Salkind perceberam que havia material suficiente para dois filmes e decidiram fazer isso, filmando os dois ao mesmo tempo.

o primeiro nome de peso do filme

     Para dar ainda mais credibilidade ao filme, o astro Marlon Brando foi contratado para viver Jor-El, o pai do herói, porém a lenda viva do cinema exigiu que seu nome viesse primeiro nos letreiros, um contrato de 4 milhões de dólares e mais 11% da bilheteria. Seu trabalho durou apenas duas semanas e o personagem aparece apenas durante 11 minutos no filme.

um super-astro com um super-salário

     Outro grande nome a se juntar ao elenco foi Gene Hackman, vindo de sucessos como: Bonnie e Clyde - Uma rajada de balas, O destino do Poseidon e Operação França. O ator foi escalado para viver o vilão Lex Luthor.

 mais um grande astro

     O maestro John Williams foi o responsável por criar o tema do herói, nunca uma música casou tanto com um personagem, ao ouvir o tema você imediatamente remete ao Superman.

o tema clássico

      Para a direção, inicialmente foi escolhido Guy Hamilton, diretor de quatro filmes da franquia 007: Goldfinger, Os Diamantes são Eternos, Viva e Deixe Morrer e O Homem da Pistola de Ouro.

o primeiro diretor

    Com todos esses nomes de peso envolvidos na produção, era hora de procurar o ator para viver o Homem de Aço.

A PROCURA DE UM SUPERMAN:

     A escolha para o ator que iria interpretar o Superman no cinema foi mais complicada do que os Salkind imaginavam, vários nomes foram cogitados para o papel: Robert Redford, Paul Newman, Al Pacino, James Caan, Steve McQueen, Clint Eastwood, Nick Nolte, Sylvester Stallone e Dustin Hoffman. Muitos desses astros acabaram recusando o papel, pois achavam que ficariam ridículos usando o uniforme e que isso mancharia suas carreiras.


eles quase foram o superman

  Os produtores decidiram que o ator que encarnaria a versão cinematográfica do herói deveria ser um desconhecido, após vários testes o escolhido foi Christopher Reeve,  porém o ator foi considerado muito magro para o papel e foi preciso um trabalho para ganhar "músculos de aço".

o "magrinho" Reeve

     O responsável pelo trabalho muscular foi o gigantesco halterofilista David Prowse, que viveu o vilão Darth Vader na trilogia clássica de Star Wars.
      Com a escolha de Reeve para o papel do herói e de Margot Kidder como Lois Lane tudo parecia perfeito para o início das filmagens, mas foi aí que os problemas começaram a aparecer.

SUPER PROBLEMAS:

      A produção começou a tomar forma, mas diversos problemas começaram a surgir por todos os lados, o roteiro de Mário Puzo foi considerado gigantesco e acabou reescrito de modo a comportar dois filmes; Os locais de filmagens foram transferidos para os estúdios Pinewood, na Inglaterra, por causa disso o diretor Guy Hamilton abandonou a produção uma vez que saiu de seu país para não pagar impostos; Os Salkind trataram de correr atrás de um novo diretor, entre os cogitados estavam George Lucas, Steven Spielberg e Francis Ford Coppola, o escolhido foi Richard Donner que havia dirigido o filme de terror A Profecia.

salvando a pátria
    
    Para coroar os problemas, os criadores do Superman, Jerry Siegel e Joe Shuster, que haviam cedido os direitos do herói em 1938 por meros $100 dólares, descobriram que estavam fazendo um filme de seu personagem e que eles não ganhariam nada.

os pais do superman

      Os artistas foram a programas de rádio e televisão contando a sua história e de como estavam vivendo em dificuldades. Com medo de um boicote ao filme, a Waner realizou um acordo judicial, reconhecendo ambos como os criadores do herói e finalmente dando o reconhecimento que eles mereciam.
     As filmagens finalmente começaram, inicialmente sem problemas, porém a relação entre Richard Donner e os Salkind "azedou" rapidamente, o diretor era acusado constantemente de estar atrasado com as filmagens, além de gastar o orçamento; Os produtores por sua vez não tinham um cronograma preciso, além disso Donner estava dirigindo dois filmes ao mesmo tempo, quando soube disso, Marlon Brando exigiu um aumento de salário ou que suas cenas fossem cortadas da continuação.
     O diretor Richard Lester, que já havia trabalhado com os Salkind, foi chamado para ser uma espécie de elo de ligação entre Richard Donner e os produtores, chegando a um ponto em que eles não se falavam diretamente.

o mediador

   A produção atrasou completamente e Richard Donner que já havia filmado cerca de 70% do segundo filme, decidiu focar apenas na parte 1, que teve seu lançamento adiado para Dezembro de 1978.

VOCÊ VAI ACREDITAR QUE UM HOMEM PODE VOAR:

   Lançado a tempo para o natal de 1978, Superman- o Filme foi um sucesso estrondoso e levou uma multidão de fãs aos cinemas.

salvando o natal da warner

     Como um verdadeiro gibi, o filme começa com a abertura de uma grande cortina e as páginas de uma revista em quadrinhos, convidando os espectadores a conhecerem os momentos finais do planeta Kryton.

um verdadeiro filme-gibi

    No começo, vemos a prisão do traidor general Zod e seus comparsas, eles são julgados pelo conselho de Krypton e tem seu destino selado por Jor-El, o cientista chefe. Zod jura se vingar dos descendentes da casa de El antes de ser enviado para a Zona Fantasma.

o julgamento de zod por jor-el 

   Pouco tempo depois, em uma reunião com o conselho, Jor-El afirma que Krypton está a beira da extinção e que o planeta explodiria em poucos dias, porém os sábios não acreditam na teoria do cientista.

o conselho não acredita nas teorias de jor-el

    Desacreditado e proibido pelo conselho de fazer qualquer coisa, o cientista decide salvar seu filho recém-nascido: Kal-El, enviando-o para outro planeta, devido ao Sol amarelo do nosso sistema solar, o pequeno ganharia poderes inimagináveis.

salvando seu filho

   Na hora do lançamento da cápsula de fuga, Krypton entra em colapso, o planeta começa a ser destruído matando Jor-El e sua esposa Lara, o bebê foge poucos segundos antes da explosão total do planeta.

  

o fim de krypton

      O foguete chega a Terra, mais precisamente na cidade de Smallville no Kansas, onde a criança é encontrada pelo casal Jonathan e Martha Kent, o casal batiza o bebê de Clark e logo descobrem que ele é diferente das outras crianças.

uma criança diferente

    Clark vai crescendo e descobrindo novas habilidades como sua super-velocidade capaz de ultrapassar um trem.

mais veloz que uma locomotiva

      Um dia, após Clark voltar da escola, Jonathan morre nos braços de seu filho, após o funeral, o jovem decide correr o mundo para descobrir suas origens.
      No Pólo Norte, Clark usa um cristal que veio em sua nave e cria uma gigantesca construção batizada de Fortaleza da Solidão. 

a fortaleza da solidão

    Dentro da Fortaleza, um holograma de Jor-El dotado de inteligência artificial, explica toda a origem de Clark que passa os próximos anos em treinamento, passando a usar até mesmo um novo traje.
  O tempo passa e um Clark Kent mais velho se muda para a cidade de Metrópolis, onde arranja emprego no jornal Planeta Diário, agindo como uma atrapalhado repórter. No novo emprego ele faz amizade com a impetuosa Lois Lane.

clark conhece lois

   Lois sofre um acidente de helicóptero e Clark decide usar seus poderes pela primeira vez em público, salvando-a da morte certa na melhor cena do filme.

admita a musica tema chegou a tocar agora na sua cabeça

       Após vários salvamentos, incluindo o avião presidencial, o herói é entrevistado por Lois que o batiza de Superman.
       Enquanto isso, o criminoso Lex Luthor desenvolve um plano para fazer uma fortuna em imóveis comprando grandes quantidades de terras estéreis do deserto da Califórnia.

o maligno lex luthor 

     Luthor descobre que o exército e a marinha farão um teste de mísseis nucleares gêmeos, o criminoso pretende desviar os dois mísseis para um ponto fraco na Falha de San Andreas afundando parte da Califórnia e se tornando o proprietário das terras restantes. Cabe ao Superman deter os mísseis e impedir que a Califórnia afunde, mostrando que é um verdadeiro super-herói.

detendo um dos mísseis 

    Após impedir a tragédia, Superman prende Luthor e o entrega para as autoridades em um presídio, o egocêntrico vilão acaba confessando o seu plano para os policiais.

 a mais brilhante mente criminosa desse século

SUCESSO E DESPEDIDAS:

      Superman- O filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 300 milhões de dólares e ganhando o Oscar de efeitos visuais, além de ter sido indicado nas categorias: melhor montagem, melhor trilha sonora e melhor mixagem de som.

reeve e kidder na entrega do oscar

  Mesmo com todo esse sucesso, o filme sofreu diversas baixas: irritado com os Salkind, Richard Donner abandonou a produção do segundo filme, Gene Hackman por sua vez seguiu o amigo deixando algumas cenas por filmar, Marlon Brando também caiu fora e exigiu que suas cenas fossem cortadas da continuação.
    Coube a Richard Lester assumir a direção e tentar juntar o que sobrou para terminar o segundo filme, isso influenciaria completamente o destino da franquia.
     Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre esse filme que é considerado a maior adaptação de um super-herói para o cinema, em breve irei falar sobre as continuações de Superman, até a próxima!. 







Um comentário:

  1. Como sempre filmes de heróis ersm.tratados.como filmes infantis,mas mesmo diante.de.tantas dificuldades o filme foi um sucesso e pra mim foi o melhor filme de heróis q ja vi,mesmo nao sendo fã do super.esse filme realmente se superou!

    ResponderExcluir