Olá a todos que
acompanham o blog, sejam bem vindos a mais um ano do Canil do Beagle. Em
2018, Superman, o primeiro super-herói dos quadrinhos americanos completa 80 anos, por isso resolvi tentar fazer uma coisa diferente: um mega especial, em várias
partes, que irá se estender por todo o ano abordando algum aspecto importante
da história do Homem de Aço, porém sem uma obrigação cronológica ou de sequência
de postagem,podendo aparecer a qualquer momento por aqui. Para começar nada
mais justo do que falar sobre a famosa reformulação que o personagem sofreu na década de 1980, realizada pelo escritor e
desenhista canadense John Byrne, mas chega de conversa vamos para o alto e
avante.
a versão definitiva do homem de aço
O SUPERMAN PRÉ-CRISE E A PRIMEIRA GRANDE REFORMULAÇÃO:
Antes da mega saga Crise nas Infinitas Terras, o Superman
tinha quase os poderes de um Deus, podia viajar no tempo, se movimentar na velocidade da luz, puxar planetas com as próprias mãos entre
outras coisas.
a ciência e a lógica foram pro espaço aqui...
O personagem chegou a um ponto em que quase nada o ameaçava e os
escritores tinham dificuldades de inventar alguma ameaça, os próprios leitores
já não gostavam do herói, pois sabiam que por mais poderoso que fosse o seu
adversário, o Homem de Aço sempre se dava bem sem nenhum arranhão.
nada era páreo para o superman pré-crise
No ano de 1971,
Denny O'Neil e Curt Swan realizaram a primeira grande reformulação do Superman:
acabaram com todas as Kryptonitas, diminuíram os poderes do herói e o
transformaram no ancora de um telejornal.
se cuida willian bonner
Essas mudanças foram bem sucedidas e
deram um novo fôlego ao Homem de Aço,porém as vendas das revistas voltaram a
cair no final da década.
A CRISE NAS INFINITAS TERRAS:
Desde que surgiu na década de 1930 até 1980, a DC Comics tinha a tradição de criar diversas realidades com versões variadas dos seus
heróis, além disso ela passou a comprar várias editoras pequenas e começou a situar os personagens dessas editoras nas mais variadas versões do nosso planeta: Terra 1,Terra 2, Terra
3, Terra S, Terra X, Terra Primordial entre outras...
as diversas Terras
Porém devido aos anos de
histórias, começaram a surgir diversas inconsistências, fazendo com que o leitor
não soubesse qual história era válida e qual era a versão do herói que ele
estava lendo. Foi então que em 1985 surgiu Crise nas Infinitas
Terras, uma mega saga em doze partes onde a editora acabou destruindo os mundos do Multiverso, matando várias
Terras alternativas, simplificando tudo em um Universo DC com uma única linha
do tempo.
a saga que redefiniu todo o universo dc
Ao final de Crise nas Infinitas Terras a DC decidiu que era hora de reiniciar todos os seus personagens,incluindo seu maior herói.
O SUPER ARTISTA:
Cada herói da DC teve algum grande artista responsável pela
sua reformulação pós-crise: Frank Miller ficou responsável pelo Batman, George
Pérez pela Mulher Maravilha e o responsável pelo Superman foi o desenhista e
roteirista canadense John Byrne.
a lenda
Byrne veio da Marvel
Comics onde foi responsável pelas melhores fases dos X-men e do Quarteto Fantástico, que se tornaram campeões de venda durante sua passagem por esses títulos.
o auge de byrne na marvel
A responsabilidade do artista era enorme, afinal se tratava do maior herói da editora,
mas o canadense sempre foi conhecido por extrair o melhor dos títulos por onde
passou.
O HOMEM DE AÇO:
Para recontar a origem do herói, foi lançada a minissérie em
seis partes: O Homem de Aço, onde Byrne realizou verdadeiras mudanças que
tornaram o Superman muito mais relevante para os cínicos anos 80.
a minissérie que revolucionou o superman
Entre as principais mudanças realizadas por John Byrne temos:
SUPERMAN:
O herói foi completamente modificado, agora ele era o único
sobrevivente do Planeta Krypton, seus poderes foram drasticamente reduzidos e o
homem de aço agora podia se machucar e até sangrar.
poderoso mas nem tanto
Byrne deu diversas
explicações para os poderes do herói, dizendo que devido a sua fisiologia
alienígena,5 seu corpo era como uma grande bateria solar, além disso nessa nova
versão os poderes de Clark só começaram a se manifestar em sua plenitude no
final da adolescência e ele só passou a agir como herói após a faculdade.
CLARK KENT:
A identidade secreta do herói também sofreu
mudanças, Byrne estabeleceu que o Superman era o disfarce de Clark e investiu mais na personalidade do repórter: sai de cena o rapaz tímido e atrapalhado e surge um Clark atlético,
bem sucedido, confiante e até sedutor.
o novo clark kent
Mesmo com todas essas mudanças, Clark não perdeu o ar de caipira do Kansas.
KRYPTON:
O planeta natal do
Superman é apresentado como um mundo evoluído cientificamente, porém frio nas
relações interpessoais, seus habitantes extremamente racionais usavam trajes
especiais e não interagiam emocionalmente entre si, chegando ao ponto dos
Kryptonianos serem gerados em uma matriz gestacional.
jor-el e lara
Jor-El, o pai do
herói, descobre que os dias do planeta estavam contados , pois uma reação no
núcleo de Krypton estava produzindo um minério radioativo para os habitantes e
causaria a explosão em breve.
A KRYPTONITA:
A maior fraqueza do Superman também foi alterada, o mineral
deixou de ter inúmeras cores e efeitos, para ser apenas verde.
uma única cor de kryptonita
Em sua nova versão, o mineral foi o responsável pela reação em cadeia que levou a explosão do planeta natal do Superman.
JONATHAN E MARTHA KENT:
Nessa reformulação Byrne não matou os pais adotivos de
Clark, eles acabaram se tornando importantes coadjuvantes.
a bússola do herói
Os dois foram responsáveis pelo caráter de Clark, ensinando a não usar seus poderes em benefício próprio, eles acabaram se tornando a bússola
moral do herói, mesmo depois de adulto.
LEX LUTHOR:
Uma das maiores mudanças proposta por John Byrne foi a do
maior inimigo do Homem de Aço, sai o cientista louco e entra em cena um
empresário bilionário que era o homem mais poderoso de Metrópolis até a chegada
do herói.
donald trump?
Luthor, agora um homem acima do peso e de meia idade, passa a usar sua
fortuna para destruir o Superman e encobrir todos os seus crimes, uma vez que
mais da metade da cidade estava na folha de pagamento da sua empresa a Lexcorp.
LOIS LANE:
O grande amor da vida do Superman ganhou uma nova personalidade :agora era uma repórter investigativa durona, capaz de
encarar qualquer problema sem precisar da ajuda do herói.
se virando sem o superman
Byrne criou uma certa rixa entre Lois e Clark , pois ela passou semanas tentando uma entrevista exclusiva com o Superman e foi o repórter quem usou esse artifício para conseguir o seu emprego no Planeta Diário
BATMAN:
A relação com o Homem morcego também foi modificada, agora
os dois tinham visões bem divergentes do combate ao crime: enquanto o Homem de Aço acreditava na recuperação dos criminosos , o cavaleiro das trevas usava o medo para detê-los.
não mais superamigos
Nessa nova versão, os dois heróis não eram os melhores
amigos de outrora , mas se respeitavam mutuamente.
A NOVA VIDA DO HOMEM DE AÇO:
Após o sucesso da minissérie, era hora de continuar a
história nas revistas mensais: Action Comics, Superman e Adventures Of Superman passaram a contar a nova vida do herói.
As duas primeiras foram escritas e desenhadas por John Byrne e a terceira por
Marv Wolfman e Jerry Ordway.
os títulos do superman
Nessa fase, novos
personagens coadjuvantes foram criados como: a jornalista Cat Grant, o
cientista Emil Hamilton, o bebum durão mas de bom coração Bibboswki, os policias
Maggie Sawayer e Dan Turpin.
novos coadjuvantes
Os vilões clássicos do Superman também foram reformulados, alguns com sucesso, outros nem tanto:
METALLO:
o exterminador do fu..ops
O vilão robótico ganhou a aparência assustadora de um ciborgue no estilo do
exterminador do futuro.
HOMEM DOS BRINQUEDOS:
se vingando de luthor
Em sua nova versão, o Homem dos Brinquedos era um funcionário de uma fábrica de brinquedos que havia sido comprada pela Lexcorp e que posteriormente fora demitido por Luthor ; Ele, então, resolve se vingar do novo patrão.
SR. MXYZPTLK:
tente falar seu nome
O duende da 5ª dimensão sofreu poucas
alterações, porém ele passou a ser um aliado de Lex Luthor, chegando, inclusive, a criar a Kryptonita vermelha.
BRAINIAC:
nem sempre dá certo
Foi o vilão que mais sofreu alterações e talvez o
maior erro da fase Byrne, nessa nova versão ele era o artista de circo Milton
Fine que acaba tendo sua mente dominada pela essência do vilão alienígena Vril
Dox, passando a se chamar Brainiac.
Com a saída de Byrne do título do Superman, a DC Comics tentou reaproximar o personagem de seu antigo visual com a pela verde e até a nave de caveira.
Com a saída de Byrne do título do Superman, a DC Comics tentou reaproximar o personagem de seu antigo visual com a pela verde e até a nave de caveira.
OS MUNDOS DE BYRNE:
Entre os anos de 1987 e 1988 para comemorar o cinquentenário do Superman, John Byrne
produziu três minisséries que estabeleceram a mitologia reformulada do herói:
O MUNDO DE KRYPTON:
o planeta natal do superman
A primeira minissérie contou toda a origem do planeta natal
do Superman, desde o seu passado remoto, passando pelo auge da sociedade
kryptoniana, a guerra que quase devastou
Krypton até a explosão e morte dos pais de Kal-EL.
Byrne explicou o
que causou a destruição de Krypton, foi um artefato chamado Zero Negro
usado no núcleo do planeta durante a
grande guerra, essa arma causou uma mudança que transformou o centro de Krypton
em um minério radioativo (a Kryptonita) que causaria a sua explosão.
O MUNDO DE METRÓPOLIS:
a cidade do amanhã
A segunda minissérie apresentou personagens da cidade de
Metrópolis: Perry Withe e sua relação com Lex Luthor, Lois Lane e suas
reportagens investigativas, a chegada de Clark a cidade e a vida de Jimmy
Olsen.
O MUNDO DE SMALLVILLE:
pequenos segredos
Na terceira e última minissérie Byrne conta histórias da
cidade natal do Superman, a vida de Jonathan e Martha Kent e a relação de Lana
Lang com Clark.
tentando explicar um furo
A reformulação de
Byrne foi espetacular, mas também causou algumas incoerências, segundo a visão
do canadense: Clark só começou a atuar como herói quando chegou a idade
adulta, sem nunca ter sido o Superboy. Isso causou um problema com outro grupo: A
Legião dos Super-Heróis, uma equipe do século XXX, que foi inspirada nas
aventuras do Superboy. Como explicar isso?
eles surgiram por causa de um herói que nunca existiu
Pra tentar resolver esse problema Byrne e a DC Comics criaram o
conceito do Mundo Compacto, uma Terra paralela criada pelo vilão da Legião
Senhor do Tempo em que o Superboy existia, segundo a trama a equipe acessou
essa Terra e não a nossa, o que explicaria a influência do jovem herói na
fundação da equipe.
a origem do universo compacto
Na saga, o Superman
chega essa Terra Compacta junto da Legião para ajudar o Menino de Aço a
derrotar o Senhor do Tempo, ao final da história o Superboy morre.
A SAGA DA SUPERGIRL :
a ultima e polêmica saga
Esse foi o último e mais polêmico arco da fase de John
Byrne, na história o Homem de Aço acaba se encontrando com uma versão feminina de si, a jovem na verdade veio da mesma Terra Compacta do
Superboy.
o encontro com a supergirl
Essa jovem, que é chamada de Supergirl conta que o Lex Luthor daquela dimensão acabou libertando
acidentalmente da Zona Fantasma três criminosos de Krypton: o general Zod,
Zaora e Quex-Ul. Os três destruíram todo o planeta, desesperado Luthor criou um
ser de protomatéria chamado Matriz, ela acabou assumindo a aparência de uma
jovem e foi para o universo do Homem de Aço pedir ajuda.
ajoelhe-se perante zod
A nova Supergirl tinha novos poderes como telecinese, invisibilidade e o poder de se transformar
em quem quisesse.Após matarem toda a população da Terra Compacta e quase
fazerem o mesmo com a Supergirl, Zod e seus comparsas são detidos pelo Superman
que decide tomar uma atitude drástica: como um juiz, juri e carrasco, ele resolve matar os três vilões com Kryptonita.
a polêmica decisão
Com muito pesar o
herói executa os vilões, volta para a nossa Terra onde deixa o corpo de Matriz com seus pais para ela se recuperar e vai embora.
o fim da era byrne
A SAÍDA DE JOHN BYRNE :
O HOMEM DE AÇO NO BRASIL:
A reformulação do Superman também fez muito sucesso em nosso
país, ela foi publicada pela primeira vez na revista Super-Homem, 1ª série da
editora Abril, na edição número 38 e seguiu até a edição 70.
o começo da fase byrne
Essa fase também teve histórias publicadas em Superamigos
números: 31, 37, 38 e 39 além de Superpowers números 08, 11, 16 terminando na
edição 17 com a saga da Supergirl.
o final da fase byrne
a primeira republicação
finalmente o texto integral
Em 2016 , a editora Eaglemoss também relançou o Homem de Aço como
parte de sua coleção de Graphic Novels.
em capa dura
Até hoje os fãs
pedem para a Panini republicar toda a fase de John Byrne a frente do Homem de
Aço, existe a torcida de que finalmente esse ano isso aconteça na coleção
Lendas do Homem de Aço e com certeza serei um dos primeiros da fila pra comprar
essa fase.
Bem, é isso aí pessoal, espero que tenham gostado de conhecer
ou relembrar essa espetacular fase que revolucionou o Homem de Aço tornando-o
novamente um campeão de vendas, fique ligado nos próximos textos especiais do
aniversário de 80 anos do Superman, até a próxima!.
muito bom
ResponderExcluiragora voltou:
https://submundo-hq.blogspot.com/2021/05/a-saga-do-superman-vol-1-de-john-byrne.html
Apesar de ser fã da arte de John Byrne, acho que o roteiro das historias da sua fase com o Superman bastante iregular. Ele começa muito bem, principalmente no arco da mini-serie Homem de aço( apesar de ser Rudo muito apressado).
ResponderExcluirAcho que os problemas começam no arco do Superboy, que é por demais absurdo e no ultimo arco, com a chegada da Supergirl e o Luthor de outra dimensão.
Esse arco se encerra de maneira muito polêmica com o herói matando três vilões Kryptonianos, de maneira fria, com Kriptonita.
Mas apesar de alguns percalços, toda a saga do Superman de John Byrne, é um bom quadrinho que diverte, bastante acima da média, mas ainda abaixo do que Byrne havia feito em X-mwm e Quarteto fantastico