sábado, 20 de janeiro de 2018

América Vídeo e as fitas da capinha azul

    Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem do Canil do Beagle. Hoje irei abordar um tema que vai fazer muitos leitores voltarem ao passado, imagine a cena: sábado, final da tarde, você vai na videolocadora  e descobre que todos os grandes filmes e lançamentos já foram alugados.


o templo dos cinéfilos 

     Quando tudo parecia perdido e que você voltaria para casa sem um filme, elas estão lá para salvar o seu fim de semana, era uma das mais saudosas distribuidoras de filmes do Brasil nas década de 1980 e 1990. Estou falando dela, a que possuía filmes que explodiam como dinamite, a que exibia a propaganda da pousada do Sandi em Paraty, a famosa capinha azul: a América Vídeo.

a distribuidora que fez a alegria dos fãs 

    Quem frequentou as vídeolocadoras entre as décadas de 1980 e 1990, com certeza alugou alguma fita com a capa azul e umas estrelas brancas, eram filmes lançados pela América Vídeo, ela foi uma das primeiras grandes empresas independentes a entrar com força no mercado brasileiro de VHS, na verdade a América era um selo da Paris Filmes, uma distribuidoras de filmes para o cinema daquele período.

distribuindo filmes no cinema até hoje

     A América Vídeo começou distribuindo filmes de ação, drama, romance, desenhos animados, um ou outro grande sucesso de cinema como Higlander o guerreiro imortal e até filmes eróticos soft.









o variado catálogo de filmes da américa 

      Porém o maior "trunfo na manga" da distribuidora eram os filmes produzidos pela empresa norte americana Cannon Films de Menahem Golan e Yoram Globus especializada em filmes de ação de baixo orçamento.

os clássicos da cannon

    A América Vídeo foi responsável por trazer praticamente quase todo o catálogo da Cannon como os primeiros filmes do novo astro em ascensão Jean Claude Van Dame como: Retroceder nunca Render-se jamais, O Grande Dragão Branco e Cyborg- o Dragão do Futuro.

os primeiros filmes de van damme

      A lenda Chuck Norris também teve várias produções da Cannon lançadas no Brasil pela América Vídeo como os filmes: Invasão U.S.A, Comando Delta e o melhor clone do Rambo: Braddock.


a lenda o mito 

    O astro Charles Bronson agora na pele do vingador Paul Kersey em Desejo de Matar 3 e 4 e Kinjite desejos proibidos também fizeram a alegria dos fãs. 

o vingador charles bronson também saiu pela américa vídeo 

     Michael Dudikoff, que sempre foi uma negação em filmes de ação também alcançou o sucesso no Brasil graças a "parceria" Cannon /América com a série American Ninja: o Guerreiro americano.

até quem não sabia lutar virou astro de ação por aqui

      Diversas outras produção da Cannon foram lançadas no Brasil pela América Vídeo: Os Bárbaros uma cópia descarada de Conan- o Bárbaro; As Minas do Rei Salomão com Richard Chamberlein tentava copiar o clima de Indiana Jones; a adaptação do desenho do He-Man: Mestres do Universo, o canto do cisne do homem de aço Superman IV- Em Busca da Paz, além disso até o super astro Sylvester Stallone apareceu em Falcão o Campeão dos Campeões.


até grandes astros saiam pela américa vídeo

     Além da clássica capinha azul, outra característica da América Vídeo eram as vinhetas apresentadas após os trailers, a primeira era um vídeo promocional com cenas de vários filmes distribuídos pela empresa que terminava com a impactante frase: "Somos a América Vídeo e nossos filmes explodem como dinamite!". 

a vinheta com os filmes da distribuidora

    A outra vinheta lembrada com carinho pelos fãs era a propaganda da pousada do Sandi em Paraty no estado do Rio de Janeiro, com suas ruas e casarões históricos.

a lendária pousada do sandi em paraty

      A América Vídeo até que entrou na década de 1990 com muito gás lançando filmes que sempre faziam sucesso entre os sócios das vídeolocadoras, porém com a falência da Cannon em 1988 a "fonte" da distribuidora começou a secar, ao longo da nova década a América começou a perder as forças nas locadoras e acabou sendo fechada, o grupo Paris filmes acabou lançando um novo selo de distribuição a LK-TEL encerrando um período mágico entre os fãs que não se importavam com produções baratas mas que se divertiam com os filmes que conseguiam alugar.
     Bem é isso aí pessoal espero que tenham gostado de relembrar ou conhecer um pouco mais dessa época saudosa onde um simples distribuidora de filmes fez a alegria dos fãs de filmes do Brasil e quem quiser conhecer um pouco mais da Cannon indico o documentário: Electric Boogaloo: The Wild, Untold Story of Cannon Films, que está disponível na internet. Até a próxima.









6 comentários:

  1. Nossa que lindo artigo...saudade grande ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou Ciro, e fiz a pouco tempo uma matéria sobre american ninja da cannon

      Excluir
  2. Achei excelente o registro de uma época. Embora América Vídeo distribuísse a maioria dos seus filmes em capinhas azuís, sua marca registrada, teve um filme da mesma distribuidora que destoava bastante de sua própria regra, pois exibia uma capa na cor preta. Se tratava do filme ''Campo 731 - Bactérias: a maldade humana'', que já própria capa já deixava bem claro que o filme tinha cenas muito fortes, com extrema violência, e por isso proibido para cardíacos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Beagle! Boa tarde.

    Vc ainda tem alguma vhs original pra negociar?

    ResponderExcluir