sábado, 18 de março de 2017

Street Fighter II- O fenômeno cultural dos anos 90

  Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a segunda parte do especial sobre Street Fighter,.Hoje irei falar sobre a sua espetacular sequência: Street Fighter II e todas as suas versões.

os lendários lutadores

O IMPACTO DE STREET FIGHTER II:

  Quatro anos depois do lançamento do  primeiro jogo, a CAPCOM trouxe a sequência Street Fighter II-The World Warrior,ele é considerado um dos jogos de videogame mais influente de todos os tempos, em poucos meses virou uma febre graças as lutas mano a mano em que um jogador desafiava o outro, Não é exagero dizer que Street Fighter II definiu um gênero todo e serviu de base para tudo aquilo que viria a seguir.

o arcade que influenciou um gênero 
  
No Brasil Street Fighter II também foi uma febre e diversas revistas foram lançadas esmiuçando toda a produção.


a febre de street fighter II no Brasil

HERE COMES A NEW CHALLENGERS:

  Um dos maiores impactos de Street Fighter II-The World Warrior, foi a forma de se jogar fliperama,na época todos estavam acostumados a esperar muito tempo para conseguir jogar, pois era muito comuns jogadores experientes de jogos ocupassem muito tempo na máquina, o máximo que dava para fazer era jogar de maneira cooperativa em jogos como Double Dragon e Final Fight. Com a chegada de Street Fighter II, bastava colocar a ficha na máquina e pronto, você é o desafiante da ocasião.

a imagem mais comum dos anos 90

A PRODUÇÃO DO JOGO:

  Devido ao sucesso de Double Dragon da Technos,a CAPCOM produziu um espetacular Beat n' Up, em que três lutadores cruzavam a cidade de Metro City para salvar a filha do prefeito( ele era um dos lutadores), esse jogo teria o nome de Street Fighter 89.

isso realmente quase aconteceu

  Porém os criadores Yoshiki Okamoto e Akira Yasuda,viram que o estilo de jogo era completamente diferente do primeiro e então decidiram batizá-lo de Final Fight, que acabou se tornando outra grande franquia da CAPCOM.

uma nova franquia 

STREET FIGHTER II-THE WORLD WARRIOR:

o clássico supremo

  Confiante de que o primeiro jogo tinha potêncial, a CAPCOM decidiu produzir sua sequência,com uma equipe com cerca de 40 pessoas, cada grupo ficou responsável por um personagem e um queria superar o outro dando o melhor de si na produção.Lançado no dia 6 de fevereiro de 1991, Street Fighter II- The World Warrior entrou para a história graças aos seus gráficos impressionantes, músicas espetaculares, jogabilidade precisa e seus lutadores, agora eram oito personagens a disposição do jogador.

OS PERSONAGENS:

a famosa tela de seleção de personagens

  Uma das coisas mais legais de Street Fighter II-The World Warrior era a possibilidade de escolher um lutador de um país específico, assim crianças e jovens do mundo todo podiam se identificar com um determinado personagem, eram eles:

Ryu: 


  Remanescente do primeiro jogo,era um japonês praticante de artes marciais, à procura de se tornar o "verdadeiro guerreiro". Ryu já tinha ganho o primeiro torneio mundial, ao derrotar Sagat.

Ken: 


  Companheiro de treino e rival de Ryu, dos Estados Unidos. Ken entra no torneio encorajado por Ryu.

E. Honda: 


  Japonês, lutador de sumô. Queria provar ao mundo a força do sumô, como arte marcial.

Blanka:


 Um lutador exótico, com o corpo verde e aparência de uma fera. Blanka oficialmente não é brasileiro nativo, seu avião teria caído em algum lugar do território brasileiro.

Guile: 


  Membro do exército dos E.U.A., Guile procurava vingança contra Bison que foi o responsável pela morte de Charlie seu melhor amigo.

Chun-Li: 


  Uma lutadora de artes marciais chinesa, que trabalha como oficial da Interpol, à procura de vingança da morte do seu pai que fora assassinado por Bison

 Zangief: 


  Lutador de luta livre, vindo da (na época) União Soviética. Extremamente grande e forte, Zangief era famoso por incluir luta contra ursos como parte de seu treinamento.

Dhalsim: 


 Um mestre yoga, da Índia. Pacifista, apenas entrou no torneio para ganhar dinheiro para a sua aldeia pobre.

 Após derrotar os oito lutadores, o jogador ainda teria que encarar quatro chefes. eram eles:

Balrog (M. Bison na versão japonesa):


  Um pugilista que foi expulso do circuito de lutas oficiais devido a sua violência e acabou virando guarda costa de Bison, desenhado com uma aparência similar a Mike Tyson.

Vega (Balrog na versão japonesa):


  Um espanhol lutador de jaula, que usa um estilo único de ninjutsu.

Sagat:


 Um mestre de Muay Thai e o chefe final do Street Fighter original, que ficou com uma enorme cicatriz no peito feita por Ryu na final do torneio anterior.

M. Bison (Vega na versão japonesa):


 O oponente final do jogo e o líder da organização criminosa Shadaloo. M. Bison usa um poder misterioso conhecido como "Psycho Power".

A CONFUSÃO DOS CHEFES:

confusão com os nomes

  Uma curiosidade é que quando o jogo foi lançado, o chefe boxeador M.Bison era na verdade uma paródia ao lutador Mike Tyson, quando Street Fighter II chegou nos Estados Unidos, a CAPCOM temendo ser processada por Tyson resolveu trocar os nomes dos chefes assim M.Bison virou Balrog, o Espanhol Balrog virou Vega e o chefe final Vega virou M.Bison, apenas Sagat não teve seu nome trocado, pois ele já havia aparecido no primeiro jogo.

A EXPLOSÃO NO SUPER NINTENDO:

o jogo do ano de 1992

   No dia 12 de Junho de 1992, Street Fighter II-The World Warrior foi lançado exclusivamente para o Super Nintendo, muitos aspectos da versão arcade foram mudadas ou simplificadas, para conseguir caber numa capacidade de memória menor, mas mesmo assim o jogo foi 95% fiel.

a versão snes

  Foi o primeiro jogo de 16 megas do console e ajudou a aumentar as vendas do Super Nintendo no mundo todo, todas as crianças e jovens queriam jogar em casa o sucesso dos fliperamas.

AS OUTRAS VERSÕES DE STREET FIGHTER II:

  Pouco mais de um ano após o lançamento de Street Fighter II, a CAPCOM começou a fazer diversas atualizações no jogo, seja para acrescentar personagens seja para driblar a pirataria, essas atualizações foram:

STREET FIGHTER II'-CHAMPION EDITION:

a primeira atualização

  Street Fighter II Champion Edition foi lançado em abril de 1992, muito da jogabilidade antiga foi remodelada. O jogo ficou melhor balanceado. Alguns golpes antigos foram melhorados ou ajustados. O ponto forte dessa versão sem dúvida foi o apelo dos fãs transformado em realidade: Agora era possível controlar os quatro chefes: Balrog, Vega, Sagat e M. Bison. 

os chefes apareciam na seleção de personagens

  Obviamente cada um desses quatro tiveram seus poderes levemente diminuídos para garantir o balanceamento do jogo. Além disso agora era possível que dois jogadores pudessem escolher o mesmo personagem.

personagens iguais

STREET FIGHTER II' TURBO- HYPER FIGHTING:

turbinando contra os piratas

  Em 1993,grupos de programadores piratas quebraram o código de Street Fighter II-Champion Edition, assim fizeram diversas modificações no jogo: a velocidade era muito maior, os golpes atravessavam as tela, as magias podiam ser diferidas no alto e os personagens podiam ser trocados no meio da luta.
  Essa versão modificada ficou conhecida no Brasil como Street Fighter de rodoviária, pois era facilmente encontrada em bares e fliperamas de rodoviárias,essa versão fez muito sucesso entre os fãs pois por serem máquinas piratas eram muito mais baratas e eram encontradas com mais facilidades.

 


as loucuras do street fighter de rodoviária

   Ciente do sucesso da versão pirata a CAPCOM  não teve outra saída a não ser lançar rapidamente uma nova atualização,assim surgiu Street Fighter II turbo-Hyper Fighting, nessa nova versão a velocidade foi aumentada, além de novos golpes como: a magia da Chun-Li, o teleporte do Dhalsim e o tatsumaki sempukyaku no ar.

novos golpes oficiais

SUPER STREET FIGHTER II-THE NEW CHALLENGERS:

novos lutadores

   No final de 1993 quando todos pensavam que a CAPCOM faria a terceira parte de Street Fighter, a empresa surpreendeu a todos e fez uma nova atualização de seu grande sucesso.O contexto histórico é importante para entender essa atualização, na época a CAPCOM enfrentava a concorrência de jogos de luta de outras empresas como: Mortal Kombat e Mortal Kombat 2 da MIDWAY, Fatal Fury,Art Of Fighting e Samurai Shodown da SNK e Virtua Fighter da SEGA.



a concorrência aumentou 

  O novo jogo foi produzido na nova placa de imagem da CAPCOM: a CPS2, assim os gráficos foram totalmente retrabalhados, novos golpes adicionados e surgiram os combos.

tudo novo 

  Além disso quatro novos lutadores foram incorporados ao time:

  Fei Long: 


 Era uma homenagem clara ao lutador Bruce Lee. Vindo de Hong Kong, era um lutador veloz, especialista em golpes anti aéreos. 

Cammy:


  Uma agente secrte britânica especialista em golpes rápidos e no chão mas também com um anti aéreo bem eficaz. 

Dee Jay: 


  Era um jamaicano cheio de ritmo. Lutador mais balanceado sem nenhum ponto especial em fraqueza ou eficiência. 

Thunder Hawk:


   Era o chefe indígena do México, parecido com Zangief. Thunder Hawk tinha como suas habilidades primárias agarrões e arremessos.

 O jogo foi um sucesso e deu uma sobrevida a série no meio da concorrência.



 
mantendo o reinado


SUPER STREET FIGHTER II TURBO- THE GRAND MASTER CHALENGER:

o inimigo secreto

  No ano de 1994, a SNK lançou o jogo The King of Fighetrs 94, onde juntava os lutadores de todas as suas séries de jogos, com golpes especiais espetaculares, gráficos primorosos e uma grande velocidade.

agora ficou sério

  A CAPCOM viu seu reinado tremer,assim,em menos de seis meses após o lançamento de seu antecessor, Super Street Fighter II Turbo chegou aos arcades e rapidamente se espalhou por máquinas de fliperama ao redor do mundo. O jogo teve sua velocidade aumentada, novos golpes, além dos super especiais.


melhorando o que já era bom

  Outro fato importante foi a inclusão de um personagem secreto, o misterioso Akuma, ele era o último inimigo a ser enfrentado. Você tinha que provar ser bom o suficiente para atingir uma sequência de pré-requisitos durante o seu jogo para poder ter a chance de lutar contra Akuma em sua última luta. Se todos os requisitos fossem cumpridos, Akuma chegava no último estágio, acabava com a raça de M. Bison e te desafiava para a luta mais difícil de todas. Akuma tinha muito poder! Além da habilidade de atirar hadoukens duplos no ar, ele era extremamente rápido e seus golpes tiravam muito dano do jogador. Para alcançar a façanha de lutar contra Akuma existem três maneiras:
1-) Chegar até M. Bison sem perder rounds em um tempo menor do que 1500 (tempo do jogo, equivalente a mais ou menos 25 minutos).
2-) Chegar até M. Bison sem perder rounds e fazendo uma pontuação igual ou superior a 2.500.000.
3-) Vencer 12 jogadores de forma consecutiva e apertando qualquer botão de ataque durante a contagem de continue do seu oponente, assim que a contagem atinja dois ou um para acabar.
Se alguma dessas condições for cumprida, a luta final será contra Akuma e não contra M. Bison.



 
o poderoso akuma

  As atualizações garantiram uma sobrevida a Street Fighter, mas a continuação oficial só viria em 1997,antes disso a CAPCOM voltou no tempo para contar o passado dos personagens, mas isso você só verá na próxima parte do especial, até lá!.


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