Olá a todos que
acompanham o blog, sejam bem vindos a segunda parte do especial sobre Street
Fighter,.Hoje irei falar sobre a sua espetacular sequência: Street Fighter II e
todas as suas versões.
os lendários lutadores
O IMPACTO DE STREET FIGHTER II:
Quatro anos depois do lançamento do primeiro jogo, a CAPCOM trouxe a sequência
Street Fighter II-The World Warrior,ele é considerado um dos jogos de videogame
mais influente de todos os tempos, em poucos meses virou uma febre graças as
lutas mano a mano em que um jogador desafiava o outro, Não é exagero dizer que
Street Fighter II definiu um gênero todo e serviu de base para tudo aquilo que
viria a seguir.
o arcade que influenciou um gênero
No Brasil Street Fighter II também foi uma febre e diversas revistas foram lançadas esmiuçando toda a produção.
a febre de street fighter II no Brasil
HERE COMES
A NEW CHALLENGERS:
Um dos maiores impactos de Street Fighter II-The World
Warrior, foi a forma de se jogar fliperama,na época todos estavam acostumados a
esperar muito tempo para conseguir jogar, pois era muito comuns jogadores
experientes de jogos ocupassem muito tempo na máquina, o máximo que dava para
fazer era jogar de maneira cooperativa em jogos como Double Dragon e Final
Fight. Com a chegada de Street Fighter II, bastava colocar a ficha na máquina e
pronto, você é o desafiante da ocasião.
a imagem mais comum dos anos 90
A PRODUÇÃO DO JOGO:
Devido ao sucesso de Double Dragon da Technos,a CAPCOM
produziu um espetacular Beat n' Up, em que três lutadores cruzavam a cidade de
Metro City para salvar a filha do prefeito( ele era um dos lutadores), esse
jogo teria o nome de Street Fighter 89.
isso realmente quase aconteceu
Porém os criadores Yoshiki Okamoto e
Akira Yasuda,viram que o estilo de jogo era completamente diferente do primeiro
e então decidiram batizá-lo de Final Fight, que acabou se tornando outra grande
franquia da CAPCOM.
uma nova franquia
STREET
FIGHTER II-THE WORLD WARRIOR:
o clássico supremo
Confiante de que o primeiro jogo tinha
potêncial, a CAPCOM decidiu produzir sua sequência,com uma equipe com cerca de
40 pessoas, cada grupo ficou responsável por um personagem e um queria superar
o outro dando o melhor de si na produção.Lançado no dia 6 de fevereiro de 1991,
Street Fighter II- The World Warrior entrou para a história graças aos seus
gráficos impressionantes, músicas espetaculares, jogabilidade precisa e seus
lutadores, agora eram oito personagens a disposição do jogador.
OS PERSONAGENS:
a famosa tela de seleção de personagens
Uma das coisas mais legais de Street Fighter II-The World
Warrior era a possibilidade de escolher um lutador de um país específico, assim
crianças e jovens do mundo todo podiam se identificar com um determinado
personagem, eram eles:
Ryu:
Remanescente do primeiro jogo,era um japonês praticante
de artes marciais, à procura de se tornar o
"verdadeiro guerreiro". Ryu já tinha ganho o primeiro torneio
mundial, ao derrotar Sagat.
Ken:
Companheiro de treino e rival de Ryu, dos Estados
Unidos. Ken entra no torneio encorajado por Ryu.
E. Honda:
Japonês, lutador de sumô. Queria provar ao
mundo a força do sumô, como arte marcial.
Blanka:
Um lutador exótico, com o corpo verde e
aparência de uma fera. Blanka oficialmente não é brasileiro nativo, seu avião
teria caído em algum lugar do território brasileiro.
Guile:
Membro do exército dos E.U.A., Guile procurava
vingança contra Bison que foi o responsável pela morte de Charlie seu melhor
amigo.
Chun-Li:
Uma lutadora de artes
marciais chinesa,
que trabalha como oficial da Interpol, à
procura de vingança da morte do seu pai que fora assassinado por Bison
Zangief:
Lutador
de luta livre, vindo da (na época) União Soviética. Extremamente grande e
forte, Zangief era famoso por incluir luta contra ursos como parte de seu
treinamento.
Dhalsim:
Um mestre yoga, da Índia.
Pacifista, apenas entrou no torneio para ganhar dinheiro para a sua aldeia
pobre.
Após derrotar os oito lutadores, o jogador ainda teria que
encarar quatro chefes. eram eles:
Balrog (M. Bison na versão japonesa):
Um pugilista
que foi expulso do circuito de lutas oficiais devido a sua violência e acabou
virando guarda costa de Bison, desenhado com uma aparência similar a Mike Tyson.
Vega (Balrog na versão japonesa):
Um
espanhol lutador de jaula, que usa um estilo único
de ninjutsu.
Sagat:
Um mestre de Muay Thai e
o chefe final do Street Fighter original, que
ficou com uma enorme cicatriz no peito feita por Ryu na final do torneio
anterior.
M. Bison (Vega na versão japonesa):
O oponente final do jogo
e o líder da organização criminosa Shadaloo. M. Bison usa um poder misterioso
conhecido como "Psycho Power".
A CONFUSÃO DOS CHEFES:
confusão com os nomes
Uma curiosidade é que quando o jogo foi lançado, o chefe
boxeador M.Bison era na verdade uma paródia ao lutador Mike Tyson, quando
Street Fighter II chegou nos Estados Unidos, a CAPCOM temendo ser processada
por Tyson resolveu trocar os nomes dos chefes assim M.Bison virou Balrog, o
Espanhol Balrog virou Vega e o chefe final Vega virou M.Bison, apenas Sagat não
teve seu nome trocado, pois ele já havia aparecido no primeiro jogo.
A EXPLOSÃO NO SUPER NINTENDO:
o jogo do ano de 1992
No dia 12 de Junho de 1992, Street Fighter II-The World
Warrior foi lançado exclusivamente para o Super Nintendo, muitos aspectos da
versão arcade foram mudadas ou simplificadas, para conseguir caber numa
capacidade de memória menor, mas mesmo assim o jogo foi 95% fiel.
a versão snes
Foi o primeiro jogo de 16 megas do console e ajudou a
aumentar as vendas do Super Nintendo no mundo todo, todas as crianças e jovens
queriam jogar em casa o sucesso dos fliperamas.
AS OUTRAS VERSÕES DE STREET FIGHTER II:
Pouco mais de um ano após o lançamento de Street Fighter II,
a CAPCOM começou a fazer diversas atualizações no jogo, seja para acrescentar
personagens seja para driblar a pirataria, essas atualizações foram:
STREET
FIGHTER II'-CHAMPION EDITION:
a primeira atualização
Street Fighter II Champion Edition foi lançado em abril de
1992, muito da jogabilidade antiga foi remodelada. O jogo ficou melhor
balanceado. Alguns golpes antigos foram melhorados ou ajustados. O ponto forte
dessa versão sem dúvida foi o apelo dos fãs transformado em realidade: Agora
era possível controlar os quatro chefes: Balrog, Vega, Sagat e M. Bison.
os chefes apareciam na seleção de personagens
Obviamente cada um desses quatro tiveram seus poderes levemente diminuídos para
garantir o balanceamento do jogo. Além disso agora era possível que dois
jogadores pudessem escolher o mesmo personagem.
personagens iguais
STREET
FIGHTER II' TURBO- HYPER FIGHTING:
turbinando contra os piratas
Em 1993,grupos de programadores piratas quebraram o código
de Street Fighter II-Champion Edition, assim fizeram diversas modificações no
jogo: a velocidade era muito maior, os golpes atravessavam as tela, as magias
podiam ser diferidas no alto e os personagens podiam ser trocados no meio da
luta.
Essa versão
modificada ficou conhecida no Brasil como Street Fighter de rodoviária, pois
era facilmente encontrada em bares e fliperamas de rodoviárias,essa versão fez
muito sucesso entre os fãs pois por serem máquinas piratas eram muito mais
baratas e eram encontradas com mais facilidades.
as loucuras do street fighter de rodoviária
Ciente do sucesso da
versão pirata a CAPCOM não teve outra
saída a não ser lançar rapidamente uma nova atualização,assim surgiu Street
Fighter II turbo-Hyper Fighting, nessa nova versão a velocidade foi aumentada,
além de novos golpes como: a magia da Chun-Li, o teleporte do Dhalsim e o tatsumaki
sempukyaku no ar.
novos golpes oficiais
SUPER
STREET FIGHTER II-THE NEW CHALLENGERS:
novos lutadores
No final de 1993 quando todos pensavam que a CAPCOM faria a
terceira parte de Street Fighter, a empresa surpreendeu a todos e fez uma nova
atualização de seu grande sucesso.O contexto histórico é importante para
entender essa atualização, na época a CAPCOM enfrentava a concorrência de jogos
de luta de outras empresas como: Mortal Kombat e Mortal Kombat 2 da MIDWAY,
Fatal Fury,Art Of Fighting e Samurai Shodown da SNK e Virtua Fighter da SEGA.
a concorrência aumentou
O novo jogo foi produzido na nova placa de imagem da
CAPCOM: a CPS2, assim os gráficos foram
totalmente retrabalhados, novos golpes adicionados e surgiram os combos.
tudo novo
Além
disso quatro novos lutadores foram incorporados ao time:
Fei
Long:
Era uma homenagem clara ao lutador Bruce Lee. Vindo de Hong Kong, era um
lutador veloz, especialista em golpes anti aéreos.
Cammy:
Uma agente secrte britânica especialista em golpes
rápidos e no chão mas também com um anti aéreo bem eficaz.
Dee Jay:
Era um jamaicano cheio de ritmo. Lutador mais
balanceado sem nenhum ponto especial em fraqueza ou eficiência.
Thunder Hawk:
Era o chefe indígena do México, parecido com Zangief. Thunder Hawk tinha como suas habilidades primárias agarrões
e arremessos.
O jogo foi um sucesso e deu uma sobrevida a série no meio da
concorrência.
mantendo o reinado
SUPER
STREET FIGHTER II TURBO- THE GRAND MASTER CHALENGER:
o inimigo secreto
No ano de 1994, a SNK lançou o jogo The King of Fighetrs 94,
onde juntava os lutadores de todas as suas séries de jogos, com golpes
especiais espetaculares, gráficos primorosos e uma grande velocidade.
agora ficou sério
A CAPCOM
viu seu reinado tremer,assim,em menos de seis meses após o lançamento de seu
antecessor, Super Street Fighter II Turbo chegou aos arcades e rapidamente se
espalhou por máquinas de fliperama ao redor do mundo. O jogo teve sua
velocidade aumentada, novos golpes, além dos super especiais.
melhorando o que já era bom
Outro fato importante foi a inclusão de um personagem
secreto, o misterioso Akuma, ele era o último inimigo a ser enfrentado. Você tinha que
provar ser bom o suficiente para atingir uma sequência de pré-requisitos
durante o seu jogo para poder ter a chance de lutar contra Akuma em sua última
luta. Se todos os requisitos fossem cumpridos, Akuma chegava no último estágio,
acabava com a raça de M. Bison e te desafiava para a luta mais difícil de
todas. Akuma tinha muito poder! Além da habilidade de atirar hadoukens duplos
no ar, ele era extremamente rápido e seus golpes tiravam muito dano do jogador.
Para alcançar a façanha de lutar contra Akuma existem três maneiras:
1-) Chegar até M. Bison sem perder rounds em um tempo menor
do que 1500 (tempo do jogo, equivalente a mais ou menos 25 minutos).
2-) Chegar até M. Bison sem perder rounds e fazendo uma
pontuação igual ou superior a 2.500.000.
3-) Vencer 12 jogadores de forma consecutiva e apertando
qualquer botão de ataque durante a contagem de continue do seu oponente, assim
que a contagem atinja dois ou um para acabar.
Se alguma dessas condições for cumprida, a luta final será
contra Akuma e não contra M. Bison.
o poderoso akuma
As atualizações garantiram uma sobrevida a Street Fighter,
mas a continuação oficial só viria em 1997,antes disso a CAPCOM voltou no tempo
para contar o passado dos personagens, mas isso você só verá na próxima parte
do especial, até lá!.
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