sábado, 4 de março de 2017

KRIPTA- A revista que revolucionou o terror no Brasil

  Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem do Canil do Beagle, hoje irei falar da mais saudosa revista de terror que existiu no Brasil: KRIPTA.

a revista que revolucionou o gênero 

AS ORIGENS DA KRIPTA:

  A revista KRIPTA foi lançada no ano de 1976 pela editora RGE, essa publicação revolucionou os quadrinhos de terror no país, antes do lançamento da KRIPTA, os quadrinhos de terror ou eram produzidos por artistas nacionais ou no máximo traziam histórias da E.C,da Marvel e da Charlton, em comum essas histórias eram bobas e previsíveis.

quadrinhos de terror antes da kripta

  A KRIPTA trazia histórias publicadas pelas revistas americanas Eerie e Creepy da editora Warren, com histórias de terror, suspense e ficção, com um alto nível de violência e até humor negro. 

terror em grande estilo

   A propaganda de lançamento na televisão marcou toda uma geração de leitores da década de 1970 com o slogan: “Com Kripta, qualquer dia é sexta-feira, qualquer hora é meia-noite".

o clássico slogan 

  Em suas páginas desfilaram demônios, alienígenas, zumbis, lobisomens, vampiros, assassinos psicopatas e até crianças. As histórias em preto e branco eram produzidas por artistas do nível de:Frank Frazetta, Steve Ditko,Gene Colan, Joe Orlando,José Ortiz, Esteban Maroto,Neal Adams, Frank Miller, entre outros.

AS CAPAS E OS MASCOTES DA KRIPTA:

As capas de KRIPTA eram verdadeiras obras primas, pintadas por diversos artistas com suas chamadas bem sensacionalistas.





as espetaculares capas da kripta

  O que dizer dos mascotes da revista? As histórias eram apresentadas pelo primo Eerie ,um vampiro gordinho e baixinho e pelo tio Creepy, um velho zumbi deformado.

os mascotes da kripta 

 CLÁSSICOS DA KRIPTA:

  Várias histórias da KRIPTA estão até hoje frescas na memória dos fãs,entre as mais famosas temos:

O APOCALIPSE:


  A história mostrava a chegada dos quatro cavaleiros do apocalipse: guerra, fome, peste e morte e foi dividida em quatro partes espalhadas por várias edições.

PAPAI E O PI, O PI E EU:


  A história em duas partes mostrava um homem encontrando um alienígena que caiu na Terra.

A TRILOGIA DOS DEMÔNIOS:


 História em três partes que mostrava um grupo de demônios invocados por um bracelete durante o velho oeste americano.

CHILD:


  Única história colorida da KRIPTA, que era uma releitura de Frankestein, com uma criança sendo o monstro.

AS REVISTAS IRMÃS, ALMANAQUES E EDIÇÕES ESPECIAIS DE KRIPTA:

  Graças ao seu sucesso, KRIPTA deu origem a vários almanaques e edições especiais como: Vampirella, Almanaque KRIPTA, Superalmanaque KRIPTA, KRIPTA Humor Negro, KRIPTA especial, As melhores histórias de KRIPTA,Seleções de Terror. 


 
edições especiais de kripta

  Além disso a RGE lançou outras revistas de terror para aproveitar o sucesso como: Dr. Corvus, Pânico, Shock e Fetiche. 


no embalo da kripta 

A EXPLOSÃO DO TERROR NO BRASIL:

  Devido ao sucesso da KRIPTA, outras editoras trataram de lançar diversas revistas, dando origem a uma verdadeira febre de revistas de terror entre as décadas de 1970 e 1980 como: Cripta do Terror pela editora Record,  Spektro pela Editora Vecchi, a linha Capitão Mistério pela Bloch Editores e as espetaculares Mestres do Terror e Calafrio pelo estúdio D-arte ( que irei fazer uma postagem em breve ). 


a explosão do terror

O FIM DA KRIPTA:

   A KRIPTA lançou sua última edição em Julho de 1981 na edição 60, pouco depois foi lançada a revista 3ª geração- a nova mutação de Kripta, com histórias produzidas pela Marvel,porém a revista não emplacou e foi cancelada na quinta edição, chegando ao fim o reinado de terror da KRIPTA nas bancas.


   
a mutação que não deu certo

A VOLTA DO TERROR EM FORMATO DE LUXO:

   Alguns anos atrás muitas dessas histórias que saíram na KRIPTA foram relançadas em duas coletâneas de luxo, a editora Mythos lançou quatro volumes de Cripta (com C mesmo) que trazia histórias publicadas pela Eerie.


histórias que saíram na kripta em álbuns de luxo 

 A editora Devir trouxe três edições de Creepy contos clássicos de terror, com histórias da Creepy que também saiam na KRIPTA.

mais histórias da kripta em álbuns de luxo

  Essas publicações voltadas para os colecionadores mais velhos serviram para matar a saudade dessa assustadora revista.
   Bem, é isso ai pessoal, espero que tenham matado a saudade ou conhecido um pouco essa espetacular revista que marcou uma geração de fãs e revolucionou as publicações de terror no Brasil, como eu falei em breve irei fazer uma postagem sobre a calafrio e os mestres do terror. Até a próxima e lembre-se:Todo dia é Sexta-Feira e toda hora é meia noite.
   






8 comentários:

  1. Ótimo texto! Parabéns! Só sinto falta das SCANS

    ResponderExcluir
  2. Lembro que quando criança, estava sem nenhum quadrinho para ler, aí pede a meu a pai pra trazer uma do Centro dá cidade, lá vem ele com "Histórias Reais de Lobisomem", a revista era muito pesada pra uma criança de 10 anos. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto! Qual o conteúdo desta revista fetiche? Eu me lembro dessa capa de quando eu era criança! Gostaria de ler...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As revista Creepy e Eerie eram espetaculares em seus primeiros números quando ainda contava com os roteiros de Archie Goodwin, após essa fase perdeu um pouco o brilho.. mas ainda na minha opinião o material da E.C.Comics é o melhor no que diz respeito a terror, suspense, ficção cientifica... dificilmente outra revista irá superar as revista da E.C.

      Excluir
  5. colecionei todas as Criptas e o Shock, até extinguirem-se. A editora disse na época que os custos estavam muito altos, e um fato da revista Spektro: antes de encerrar, também por problemas de custo- todas as suas histórias do Terror Negro desapareceram, e entraram apenas desenhistas nacionais, alguns com histórias bem simples e desenhos pobres. Mas foi bom, tentaram...

    ResponderExcluir
  6. Excelente publicação de terror. Tinha todas as revistas Criptas. Adorava le-las às sextas-feiras à noite, quando meus pais ja tinham ido dormir. Ficou a saudade.

    ResponderExcluir
  7. Tenho a hq com a história 'Child'. Pena que só duas histórias desse personagem foram lançadas.

    ResponderExcluir