sexta-feira, 17 de junho de 2016

DC- Os Novos 52: um balanço

   Olá a todos que acompanham o Blog,sejam bem vindos a mais uma postagem.Hoje irei falar sobre uma polêmica das HQs dos últimos anos: OS NOVOS 52 da DC comics.

tudo novo de novo

   No ano de 2011,a editora norte americana DC comics resolveu reiniciar a cronologia de seu universo de super-heróis com a saga flashpoint (ponto de ignição), na história o herói Flash alterou drasticamente a linha do tempo em uma tentativa de salvar a sua mãe.

mudando todo o universo

    Tal evento trouxe a origem dos NOVOS 52, a editora promoveu a reestilização de todos os seus personagens, alterando várias de suas características.

surge uma nova realidade

   O objetivo era atrair novos leitores começando a cronologia do zero,a DC já havia feito isso em 1985 com Crise nas Infinitas Terra,mas porque não deu certo dessa vez?

 Crise na Infinitas Terras

   O grande problema é que a linha NOVOS 52 não agradou os fãs mais antigos,devido aos  mais variados motivos como:

1º motivo:Quando a DC lançou Crise na década de 1980, o universo DC era uma bagunça com várias versões do mesmo personagem em diferentes universos,chegou um ponto que ninguém sabia mais qual história valia e qual era imaginária,crise condensou tudo em um universo coeso.

2º motivo:Quando os NOVOS 52 foram lançados, o universo DC era o pós-crise,portanto não havia um motivo para começar do zero,uma vez que ela era totalmente coerente.

3º motivo: A arrogância da DC em relação aos leitores mais velhos( e que sustentam o mercado)foi um dos fatores principais para a repulsa da maioria dos fãs, uma das frases ditas por um artista da época foi:"-se você tem mais de 30 anos e ainda lê quadrinhos está na hora de partir para outra,deixe com os novos fãs agora,muito obrigado,mas comece a ler coisas de adultos".

4º motivo: A descaracterização dos personagens foi um fator contra os NOVOS 52,afinal alguns foram alterados drasticamente sem dó nem piedade.

5º motivo: A bagunça da cronologia foi outro ponto chave para o fracasso, segundo a nova cronologia, os heróis surgiram nos últimos cinco anos, o problema é que muitos autores ignoraram solenemente essa decisão causando diversas inconsistências como o batman ter tido quatro Robins no período de 5 anos, batgirl ter ficado paraplégica e voltado a andar nesse período, Damien Wayne ter 13 anos de idade e muitos fatos da cronologia anterior ainda serem válidas.

   Ano passado,a DC lançou uma saga chamada convergência, que trouxe de volta por dois meses diversos personagens da antiga cronologia da editora.

o retorno de velhos conhecidos

   Vendo a boa aceitação dos leitores após a convergência,depois de muitas críticas,descaracterizações e cancelamentos a DC voltou atrás e resolveu trazer o seu universo pré-NOVOS 52 de volta na saga Rebirth.

o fim dos NOVOS 52

    A nova saga mostra Wally West,um dos personagens apagados na nova cronologia ressurgindo, mostrando que tudo não passa de uma realidade modificada.

a volta de kid flash

   O mais impressionante é que a DC irá de alguma maneira ligar esse evento aos personagens da clássica saga Watchmen,é ver para crer.

quem vigia os vigilantes?

   Aproveitando o fim dos NOVOS 52, resolvi fazer um balanço e ver o que deu certo e o que não deu nesse período.

O QUE DEU CERTO:

  Por incrível que pareça,apesar da reclamação dos fãs, tivemos muita coisa boa na fase NOVOS 52,  entre elas destaco:

BATMAN DE SCOTT SNYDER:


   O escritor Scott Snyder assumiu um dos títulos do homem-morcego,criando uma fase espetacular, mesmo ignorando a nova cronologia e causando incoerências com isso,os arcos estão entre os melhores do morcego como: a corte das corujas,a noite das corujas, morte da família e ano zero.

MULHER MARAVILHA DE  BRIAN AZZARELLO:


   Uma das melhores fases da princesa amazona,perde apenas para a de George Pérez,Azzarello traz aventura,humor e drama para a mulher maravilha,além de um ar feminista para a personagem.

LIGA DA JUSTIÇA DE JIM LEE:


   Apesar de muitos torcerem o nariz,eu adorei essa fase do Lee na maior equipe da DC,mesmo com roteiros rasos, as cenas de ação tiram o fôlego de qualquer um, as histórias lembram sua passagem nos X-men durante os anos 90.

SHAZAM DE GEOFF JOHNS :


   O clássico personagem é virado do avesso nessa surpreendente fase,esqueça o Billy Batson bonzinho, o novo alter ego do herói é um babaca de marca maior, a desconstrução do personagem mostra que o ideal de um personagem completamente bondoso não existe, principalmente vindo de um órfão que passou por diversos lares adotivos.
   Ao longo da série acompanhamos a jornada do garoto com novos poderes fazendo coisas que qualquer guri faria se virasse um super-herói.

AQUAMAN DE GEOFF JOHNS:


   Excelente fase do aquaman com muita aventura,ação e humor, Geoff Johns representa o rei dos mares como herói poderoso e que não deixa por menos quando zombam dele e de suas habilidades, acabando com o senso comum de que ele é um herói inútil.

FLASH  DE BRIAN BUCCELLATO:


     Com o personagem em alta após os eventos de flashpoint somos brindados com uma fase bem aventuresca mostrando a nova versão do flash.

LIGA DA JUSTIÇA SOMBRIA DE PETER MILLIGAN:


    Apresenta a união dos principais personagens místicos da DC (constantine, zatanna, monstro do pântano, desafiador, espectro e etrigan), formando sua própria liga da justiça para enfrentar ameaças sobrenaturais.

O QUE DEU ERRADO:

   Apesar das coisas boas os NOVOS 52 também apresentaram muita porcaria, vou tentar selecionar algumas:

SUPERMAN:


   Ok, aqui vocês podem me jogar todas as pedras,mas eu detestei a versão do superman dos NOVOS 52, das duas aliás! no começo da série tivemos dois títulos do homem de aço, cada um retratando um período diferente na carreira do herói,o problema é que descaracterizaram muito o personagem: mudaram seu uniforme clássico, acabaram com o romance com a Lois, chegou um ponto que o super usava camiseta e andava de moto! 

NOVOS TITÃS:


    Os lendários heróis adolescentes foram totalmente descaracterizados na fase dos novos 52, rendendo péssimas histórias.

EXTERMINADOR:


   Apenas um nome Rob Liefeld,caso encerrado.

RAPINA E COLUMBA:


     Pelo amor de deus,mais Liefeld

FRANKESTEIN AGENTE DA S.O.M.B.R.A


   Frankenstein é parte de uma rede de seres estranhos que trabalham para uma organização do governo ainda mais estranha, onde seu dever é proteger o mundo contra as mais terríveis ameaças. Isso é sério?

   Na minha humilde opinião,o maior problema dos novos 52 foi ter ignorado os fãs das antigas, acredito que se tivesse sido lançado como um selo alternativo igual a linha ULTIMATE da Marvel a história poderia ter sido diferente.
   Alguns encadernados dessa fase estão sendo lançados no Brasil e alguns são excelentes e encaro como uma linha alternativa dos meus heróis favoritos.




os encadernados dos novos 52

   Bem, é isso ai pessoal,agora é esperar a volta dos personagens clássicos pré- NOVOS 52 e ver o que vai acontecer, até a próxima.











Nenhum comentário:

Postar um comentário