terça-feira, 25 de agosto de 2015

Os Comandos em Ação

    Olá a todos do blog, sejam bem vindos!,é engraçado esse lance de blog,comecei como uma brincadeira e apesar de pouco tempo aprendi a gostar dele, comecei em Maio quando pensei:"-se todo mundo tem um blog porque eu também não posso ter?",meu primeiro post sobre a morte do superman foi bem enfadonho,mas com o decorrer das postagens fui pegando jeito e criando minha maneira de escrever,inicialmente eu iria falar apenas de filmes e HQs que eu gostava,mas já postei sobre desenhos animados,action figuries e pretendo falar sobre videogames. A postagem de hoje é sobre outra linha de brinquedos que marcou a minha infância: os comandos em ação!

yo joe 

   A série GI JOE foi lançada nos Estados Unidos pela hasbro em 1982 substituindo a série de bonecos falcon, os joes eram menores(cerca de 10cm) e poderiam ser produzidos em uma escala maior e com mais detalhes, uma vez que diferentes do falcon(que usava roupas de verdade), os joes eram completamente de plástico,menores e mais baratos.

falcon em sua versão original e e como GI joe

   Em 1983 foi produzida a série animada que criou toda uma mitologia em cima dos bonecos,impulsionada pela era Reagan, a série animada fez muito sucesso,principalmente entre os meninos com suas cenas guerra.O desenho contava a história da equipe G.I joe que lutava contra o grupo terrorista cobra, os joes eram liderados por Duke que tinha entre os membros de sua equipe:Lady Jane, Snake Eyes,Scarlett, Flint, Gung-Ho, Espírito, Hawk,,Falcon, Roadblock, Sargento Slaughter,Jinx, Mercenário entre outros.

a equipe joe

  Já do lado dos cobras que eram liderados pelo comandante cobra tínhamos: Destro, Baronesa,Zartan Storm Shadow,Dr. Mindbender, Firefly,Thrasher e muito mais.

não bastar seu mau tem que ser cobra

  No Brasil,o desenho animado foi batizado de comandos em ação e estreou no programa infantil Xou da Xuxa, sendo exibido diariamente,o desenho fez tanto sucesso que ganhou um horário próprio na programação das manhãs de domingo da Rede Globo juntamente com transformers,he man e thundercats .

eles passavam domingo de manhã e era melhor que esporte espetacular

   A coleção de bonecos chegou ao Brasil em 1984 pela estrela, que pesar de seguir a mesma ordem cronológica dos lançamentos americanos, não trazia todos os bonecos das série, como o comandante cobra,porém,vários foram lançados assim como seus veículos,bases e amamentos

a coleção de bonecos

   Uma curiosidade da coleção brasileira é que  a estrela desenvolveu muitos personagens exclusivos, misturando moldes, repintando ou criando novas histórias,o mais famoso de todos até internacionalmente foi o cobra de aço,fora que os personagens saiam no Brasil com nomes totalmente diferentes aos da série americana ou do desenho animado como por exemplo:o cobra contrabando de arma( o bom e velho destro).

 
o famoso e exclusivo cobra de aço acabou saindo nos Estados Unidos

   Mas agora por que a série de bonecos me marcou tanto? Lembro que um dia meu pai chegou  em casa e com dois comandos em ação e me deu de presente, a partir dai, nós dois sempre tentávamos completar a série (só completei a série de 1988), eu adorava ver a parte de trás das cartelas e queria ter toda coleção

eu babava nessas cartelas 

   O problema é que sempre saiam mais e mais bonecos, só que surgiram as forças especiais:força tigre,força naja,força 2000,força destro entre outras, a partir desse ponto se tornou uma missão impossível, mas lembro com carinho toda as vezes que meu pai chegava em casa com um boneco dos comandos em ação.


força tigre,força naja,força destro e força 2.000

   Eu tive ao todo 21 bonecos e um tanque de guerra, o último que eu comprei foi o sabotador submarino(hydro viper) quando eu morava em Natal-Rio Grande do Norte em 1992,depois disso nunca mais comprei nenhum boneco.

todos os comandos em ação que eu tive

  No ano de 1995 a estrela encerrou a produção dos comandos em ação no Brasil. No ano de 2008, pegando embalo no filme lançado nos cinemas, a estrela, que detinha os direitos sobre o nome Comandos em Ação, encomendou direto da empresa chinesa Chap Mei alguns brinquedos da sua linha "Soldier Force" e renomeou como:Comandos em Ação: Soldier. porém foi um fracasso de vendas.

os falsos comandos em ação da estrela

   Em 2002 os G.I. joes foram importados pela Gulliver na coleção G.I. Joe vs. Cobra,mas por causa da péssima divulgação as vendas não decolaram e a importação foi cancelada no mesmo ano.

os joes da gulliver não passaram de fogo de palha

  Em 2009, a própria Hasbro importou alguns brinquedos da franquia para promover o filme em live action (que seria lançado naquele ano) no Brasil assim como alguns bonecos da edição de 25 anos da série.

os bonecos do filme e a coleção de 25 anos chegaram no Brasil sem propaganda

   O mesmo se repetiu em 2013,quando o segundo filme estreou os bonecos baseados no longa também apareceram por aqui.
os últimos joes no Brasil

   Depois disso não tivemos mais os soldados de dedos quebrados no nosso país, é uma pena pois eles possuem muitos fãs por aqui, espero que tenham gostado dessa postagem,matado a saudade e voltado a ser criança por uns minutos, até a próxima YO JOE!




3 comentários:

  1. Até hoje estou pra entender o significado de G.I. Joe.

    ResponderExcluir
  2. Até hoje estou pra entender o significado de G.I. Joe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significa "General Infantry Joe". Algo como "Soldado de Infantaria Geral". Ou seja, são os soldados rasos. "Joe" é diminutivo de "Joseph". Seria como o nosso "Zé", vindo de "José". Resumindo: nos EUA, é uma gíria para Soldado.

      Excluir