segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O quarteto fantástico de Roger Corman

   Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem,hoje irei falar sobre um filme obscuro que ganhou os holofotes da mídia nos últimos dias após o fracasso de seu irmão mais novo nos cinemas:o filme do quarteto fantástico produzido por Roger Corman  em 1994.

a primeira equipe da marvel 

    Sim, isso mesmo, na década de 1990 após o sucesso estrondoso do filme do batman da DC, a marvel comics vendeu os direitos de uma produção live action de seu primeiro grupo de super-heróis: o quarteto fantástico para a produtora New Constantine, porém havia uma clausula no contrato que se um filme não fosse feito no período de sete anos os direitos voltariam para a marvel e a produtora ainda pagaria uma multa, o tempo passou e estava acabando o prazo, então para não perder os direitos a empresa contratou o produtor Roger Corman responsável por diversas produções classe B para produzir um filme em tempo recorde ao valor de 1 milhão e meio de dólares(um valor ridiculamente irrisório até para produções classe B).

o elenco do filme

    Existe uma lenda urbana que diz que quando a Marvel viu o resultado,vetou o lançamento e mandou destruir as cópias. O que a editora não esperava é que uma delas sobrevivesse e se multiplicasse. O filme tornou-se então uma peça rara de colecionador, circulando no mercado negro das convenções de HQs.
    Mas a história verdadeira é digna do mais perverso plano do Dr.  Destino:o filme seria feito apenas para a constantine não perder os direitos,mas não seria lançado nos cinemas, o pior é que isso não foi contado para nenhum dos envolvidos nos filmes nem os coitados dos atores sabiam que estavam em uma produção que jamais seria lançada, além disso diversos posteres promocionais,trailers, matérias em revistas foram produzidas porém o filme nunca viu a luz do dia.

                  
posteres e revistas sobre o filme foram produzidos.

   A trama é bem fiel as HQs:  A cada década passa pela órbita da Terra o cometa colossus que os jovens  universitários Reed Richards e Victor Von Doom tentam transformar em uma nova fonte de energia através de uma invenção. Porém um erro de cálculo do arrogante Victor causa a explosão da maquina e ele é dado como morto.

a rivalidade de Reed e Victor e o Acidente

   Dez anos depois, Reed constrói uma nave ver de perto o colossus e tentar repetir o experimento, agora no espaço, os tripulantes da nave são Ben Grimm e os irmãos Johnny e Sue Storm.

a tripulação da nave

  O único meio de evitar que a nave exploda é utilizar um diamante gigante. Porém, o que  Reed não sabe é que a jóia foi substituída pelo "Joalheiro" (uma espécie de sub toupeira um vilão das HQs).    Sem o diamante, a espaçonave explode e os quatro retornam à Terra, sãos e salvos, e descobrem seus novos superpoderes.
de volta a Terra após o acidente
 
  O que os heróis não sabem é que eles estão na Latvéria um país comandando pelo déspota Dr.Destino que é a nova identidade de Von Doom,que não havia morrido.

a melhor versão do dr. destino até hoje

   Após fugirem do castelo do vilão os quatro retornam para Nova York onde Reed tenta descobrir uma cura para os poderes de seus companheiros principalmente de Ben, que se tornou um monstro de pedra.Ben fica revoltado e vaga pela cidade, assustando involuntariamente as pessoas com sua aparência. Acolhido pelos párias liderados pelo joalheiro que vivem nos subterrâneos, ele conhece e se apaixona pela cega Alicia Masters. o Dr. Destino decide roubar o diamante que está em posse  do Joalheiro para a construção de sua arma de destruição em massa,no meio da confusão o vilão sequestra Alícia e desafia o quarteto fantástico a detê-lo.

reed contra os capangas do dr. destino

  Vendo pela sinopse vemos que o filme é bem fiel a as HQs ,o problema é que o baixíssimo orçamento,faz com que existam cenas fracas além dos efeitos especiais dignos dos trapalhões, como a hilária cena do tocha humana em desenho animado.

por incrível que pareça essa cena é de 1994

   Nunca tinha visto o filme e resolvi assistir dia desses e por incrível que pareça...... EU GOSTEI, é sério não estou querendo aparecer,mas ouvi tanto falarem mal dessa produção que eu esperava uma bosta mas achei um filme divertido,arrisco a dizer que se tivesse tido um orçamento maior e um pouco mais de tempo teríamos um bom filme.
Apesar de todos os problemas o filme é fiel as HQs temos:

- a rivalidade entre reed e victor
-o acidente com o victor
-o melhor visual do doutor destino de todas as encarnações cinematográficas
- reed e ben como inquilinos da família de Sue
-a cena da volta deles a Terra após o acidente lembra a do jack kirby(guardada as devidas proporções)
- a Latvéria é mostrada(como uma maquete é verdade)
- os uniformes são fieis as HQs, tirando claro o 4 na barriga da sue
- tem até uma ceninha ou outra de tiroteio bem legalzinha
- gostei muito mesmo do ator que fez o reed me lembrou o das HQs

das HQs para a tela,o filme é fiel guardado os problemas orçamentários

 Claro que não vou fechar os olhos para os defeitos especiais fornecidos pelo baixo orçamento:

- As piores cenas envolvem o tal do joalheiro(uma espécie de toupeira)
- o dr. destino mexendo os dedos toda hora dava nos nervos
- a roupa do coisa é feinha mas era o que dava pra fazer com o troco de pão que foi o orçamento.
- a cena do tocha humana no final é impagável, não é possível que em pleno 1994 não dava pra fazer efeito melhor?
-o bracinho do reed  após o casamento com a sue ao final é vergonha alheia total

o joalheiro é o pior do filme

    Mesmo com todos esses problemas eu me diverti e não teria vergonha ter alugado o VHS ou visto na sessão da tarde se tivesse sido lançado, se o filme tivesse um orçamento maior com certeza teríamos uma boa adaptação da primeira equipe da marvel, apesar de não ter sido lançado nos cinemas o filme se encontra disponível completo no youtube, por isso corra e assista,você passará alguns minutos se divertindo,seja pela precariedade ou fidelidade com as HQs,até a próxima pessoal!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário