quarta-feira, 22 de julho de 2015

os cavaleiros do zodíaco

  Olá a todos que acompanham ou visitam o blog sejam bem vindos, pelo vídeo de abertura vocês perceberam que a postagem de hoje é mais do que especial, afinal irei falar de cavaleiros do zodíaco!


os guardiões do universo.....

  Para quem não conhece: cavaleiros do zodíaco conta a história de um grupo de heróis: seiya de pégasus,shiryu de dragão,hyoga de cisne,shun de andrômeda e ikki de fênix que devem proteger a jovem saori kiddo, que é a reencarnação da deusa athena de vários perigos.

tem sempre alguém no cosmos ajudando o cavaleiro a vencer....

     O anime foi um dos maiores fenômenos de massa que ocorreu no Brasil na década de 1990 e mudou radicalmente a forma de exibir desenhos japoneses por aqui,quando eu digo que foi um fenômeno não estou brincando!parodiando o nosso ex-presidente:"-nunca na história desse país um anime fez tanto sucesso!", eu vivi aquela época e vou te contar, era uma verdadeira histeria coletiva com o desenho: eram revistas,camisas,bonecos,fitas de VHS,longa animado no cinema,é sério, nunca houve ou haverá uma febre como a que cavaleiros provocou, só quem viveu sabe,assistam abaixo o documentário:a força do pégasus no Brasil para terem uma pequena noção!

 
Em uma época em que só as universidades tinham acesso a internet a principal forma de informação sobre o anime era a revista herói que se tornou uma espécie de"revista oficial"sobre os cavaleiros,no auge do sucesso,em Julho de 1995 quando o longa animado estreou no Brasil, a revista herói que falava sobre o filme vendeu mais de 450 mil exemplares,era mais do que a revista VEJA!!

a saudosa revista herói

   O anime foi inspirado no mangá de Masami Kurumada publicado nos anos 1980,originalmente as histórias saiam na revista mix: shonen weekle jump e depois foram relançadas em encadernados individuais de 28 volumes.
  a shonen jump e o encadernado

   No Brasil o mangá foi lançado a primeira vez no final do ano 2000 pela editora conrad, mas de uma maneira diferente:fatiando os encadernados,esticando de 28 para 48 edições!!! ao final dos 48 meses a conrad relançou todas as edições!!! foi um caso único em que um série foi republicada na íntegra logo após o seu final, ou seja tivemos cavaleiros do zodíaco de 2000 até 2006 ininterruptamente.

os mangás da conrad

  No final de 2011,cavaleiros do zodíaco foi republicado pela editora JBC agora da forma original em 28 edições e vou te falar: com um capricho muito maior que o antigo mangá,só o fato de termos as 28 edições de maneira integral já vale muito mais que a publicação da conrad,mas não pense que é mais do mesmo, a versão da JBC possui nova tradução, além de um acabamento externo que na minha humilde opinião ficou lindo, temos as capas originais japonesas,porém as imagens ficaram envoltas em uma moldura azul que dá um charme e chama a atenção, além disso as lombadas sempre vinham com o desenho de um dos personagens deixando a edição ainda mais bonita.
o mangá da JBC muito mais bonito reparem no detalhe da lombada 

  Como falei lá em cima,cavaleiros do zodíaco possui versões em mangá e anime,apesar do corpo da história ser o mesmo existem algumas diferenças entre as duas versões que veremos abaixo:

1-As armaduras: É visível a diferença entre as armaduras no anime e no mangá, neste último elas são totalmente precárias. No anime as armaduras ganharam novo design por Shingo Araki e ficaram muito mais bonitas

notem a diferença entre as armaduras do mangá e do anime

2-Os cem órfãos: eles eram meio-irmãos, todos filhos de Mitsumasa Kido com várias mulheres!!!! pra não pegar tão mal no anime isso foi alterado (exceto Ikki e Shun que continuaram sendo irmãos).
eles eram filhos do mesmo pai!!!

3-os cavaleiros inexistentes:No anime a partir do 15º episódio uma seqüência de cavaleiros inexistentes no mangá aparecem. Entre eles Dócrates, Geisty e os cavaleiros fantasmas, Píton, o cavaleiro de fogo, o cavaleiro de Cristal.


                                                          

            
dócatres,geisty,fogo e cristal os cavaleiros inexistentes no mangá 

4-os cavaleiros de prata:no anime a aparição deles é lenta e gradual enquanto que no mangá as lutas se sucedem num ritmo maior, todas ocorrem no mesmo dia depois dos duelos contra Ikki e os cavaleiros-negros, seiya e hyoga enfrentam misty,mouses,asterion e babel.
  Depois, os cavaleiros vão para o coliseu da Fundação Graad, onde foram realizadas as lutas da Guerra Galáctica, ele foi destruído por cavaleiros de prata. No anime não ficou esclarecido como o coliseu ficou em ruínas,aqui vem mais uma leva de cavaleiros de prata:jamian,dante,capela e algol.
   Ocorre a passagem de uma semana e surgem mais três cavaleiros:dios,algethi e sirius; Tremy de Sagita é o último cavaleiro de prata a se apresentar, bem como a impor resistência antes das Batalhas das Doze Casas.
os cavaleiros de prata

5-a destruição das armaduras: no mangá as armaduras ficam bem deterioradas,resultado das batalhas,chega um momento em que seiya luta sem armadura de tão detonada que ela está
as armaduras totalmente destruídas no mangá

6- a evolução da armadura de seiya: no mangá na fase do santuário seiya veste quatro versões diferentes de sua armadura, enquanto no anime ele usa uma única versão

as diferentes versões da armadura de pégasus

7-o mistério do grande mestre: essa é a maior confusão de todas no anime, Saga  de gêmeos mata Ares irmão e sucessor do verdadeiro grande mestre e espera a morte de Shion e o substitui, já no mangá Saga mata Shion 13 anos antes das lutas atuais e toma o seu lugar se passando por ele.
o grande mestre no anime 
8-a batalha das 12 casas: Em Touro, Aldebaran luta só com Seiya e no anime ele luta também com os outros. Em Virgem é acrescentada a presença dos discípulos de Shaka: shiva e agóra. Em Sagitário, os cavaleiros passam por um teste, no mangá há só o testamento de Aioros. No anime quem mata o mestre de Shun é Miro de escorpião, já no mangá é Afrodite  de peixes.A luta entre Saga e Ikki é mais extensa do que no anime. Além de ambos usarem seus golpes que mexem com a mente(golpe fantasma de fênix e satã imperial), Saga faz uso de sua técnica mais poderosa: Explosão Galáctica e ikki usa o ave fênix, no mangá no fim das Batalhas das Doze Casas, saga comete suicídio diante de saori arrancando seu coração. 
as 12 casas no anime e no mangá

  Pelo tamanho da postagem perceberam que cavaleiros do zodíaco é o meu anime favorito,eu mesmo baixei todos os episódio da série(incluindo hades),os longa metragens,imprimi as capinhas e fiz um box bacana além de ter os mangás da JBC.  

minha coleção de cavaleiros do zodíaco

Espero que tenham gostado da postagem e matado a saudade de cavaleiros e para aqueles que não conhecem corram atras disso agora!! até a próxima pessoal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário