sábado, 6 de junho de 2015

O Drácula da Hammer

o conde drácula 

   Olá a todos que estão lendo esse blog(espero que tenha alguém!),hoje é sábado dia de dicas de filmes.
   A dica de hoje é uma maratona de filmes, estou falando de uma das minha séries favoritas: o drácula da hammer studios!!; na década de 1950 o estúdio inglês hammer decidiu reviver os monstros clássicos do terror que haviam feito sucesso pela universal entre as décadas de 1930 e 1940,agora com um diferencial a mais: as cores vivas e vibrantes,além disso outro fatores contribuíram para o sucesso de diversas franquias no caso do conde drácula foram:


1ª A dupla Christopher Lee e Peter Cushing,dois excelentes atores ingleses que deram vida ao conde vampiro e seu nêmeses: Van Helsin respectivamente.
Lee e Cushing deram um brilho a mais a série!

2ª Diferente dos filmes da universal os da hammer se passavam no século XIX,o período original dos romances de terror,com isso o clima dos filmes eram espetaculares,florestas fantasmagóricas,castelos góticos,vilas assustadas tudo isso ajudava no clima dos filmes.
castelos góticos em florestas escuras eram fórmula do sucesso

3º Mulheres voluptuosas,longe da moralidade dos anos 1930, o estúdio inglês investiu pesado em belas mulheres com decotes generosos para atrair os marmanjos para o cinema.
as mulheres de drácula 

  O conde drácula estreou diversos filmes,alguns bons outros nem tanto e agora vou falar um pouco de cada um deles:

o vampiro da noite

o vampiro da noite - horror of dracula

Direção de Terence Fisher.

a história:
  Jonathan Harker viaja aos montes Cárpatos para uma tentativa desesperada de destruir o Conde Drácula e evitar que o seu mal se propague mundo afora. Falhando em seu intento, Harker acaba fazendo com que Drácula vá ao encontro de sua noiva, Lucy. Este foi o primeiro filme a mostrar Drácula de forma realmente assustadora, com caninos a mostra, sangue escorrendo pelos lábios e um aspecto facial fantasmagórico.
  No embalo do sucesso de a maldição de frankestein a hammer lançou uma adaptação do romance de Bram Stoker que foi um sucesso mundial,o filme se tornou o maior êxito do estúdio, faturando 8 vezes o seu orçamento, apesar de alterar completamente a história original esse é um dos melhores filmes antigos de vampiros, mesmo com poucos minutos em cena e com menos de 20 falas, Christopher Lee criou um drácula memorável (tanto que repetiu o papel mais 6 vezes).

as noivas do vampiro-apesar do título original picareta esse é um bom filme

as noivas do vampiro-brides of dracula

Direção: Terence Fisher

a história:
   Após ser abandonada pela carruagem que a levava a uma escola para moças, Marianne Danielle é acolhida por uma Condessa, e sem saber, liberta o seu filho que na verdade é um perigoso vampiro. Por sorte, o Dr. Van Helsing havia sido convocado pelo padre local para investigar a ação de vampiros na região.
  Em 1960, Christopher Lee não estava interessado em repetir o seu papel como Conde Dracula. Então, ao roteirista Jimmy Sangster foi dada a missão de escrever uma aventura que contasse apenas com o Dr. Van Helsing, vivido por Peter Cushing. Cushing não gostou do primeiro roteiro, que foi reescrito por outros dois autores (o que talvez explique algumas pontas soltas na história).
    Esse é um dos melhores filmes da hammer, ouso dizer que é tão bom quanto o vampiro da noite.
   O ator David Peel interpreta muito bem o vilão, Barão Meinster. E sobre Peter Cushing, nenhum comentário é necessário!!!
  A única falha do filme é ignorar as duas vampiras no ato final, mas isso é até irrelevante diante da grandiosidade do final do filme, recomendo a todos!!
drácula o príncipe das trevas 

dracula o príncipe das trevas- drácula prince of darknes

direção: Terence Fisher

a história:
   Já se passaram 10 anos desde que dracula foi derrotado em seu castelo , quando dois casais em férias pelos montes cárpatos acabam acidentalmente no seu castelo, onde seu criado irá ressuscitá-lo, caberá ao padre Sandor e um dos jovens lutar contra a irá do rei dos vampiros.
    Segundo filme da série com Christopher lee no papel do conde drácula,que alguns críticos considerar o melhor da série.
   O conde drácula aparece apenas após 50 minutos de filme e não diz uma única frase,mas isso não impede que sua presença seja marcante, segundo boatos Cristopher Lee achou suas falas ridículas e se recusou a falar no filme.
  Esse foi primeiro filme da série que assisti em um corujão numa madrugada de 1999.

drácula o perfil do diabo

drácula o perfil do diabo- Dracula Has Risen from the Grave



direção:Freddie Francis

a história :
  Após gerar pavor na província de Craynemberg, Drácula foi aparentemente eliminado. Um ano após sua "morte" Ernst Muller, um Monsenhor, visita a região e vê que ninguém vai à missa, pois a sombra do castelo cai sobre a igreja e todos sentem a presença do mal, inclusive o padre local. Com isso o Monsenhor, acompanhado pelo padre, parte para exorcizar o castelo. Porém o padre está tão apavorado que não consegue ir até ao castelo, então o Monsenhor continua sozinho e pede que o padre o espere. 
  O pavor do padre era tão grande que ele se assusta com um temporal e cai num pequeno precipício, onde estava o túmulo de Drácula. O padre se feriu na queda e um pouco do sangue vai até os lábios de Drácula, que ressuscita.
   Paralelamente o Monsenhor lacrou o castelo com uma cruz na porta e foi embora. Ao ver a cruz na porta, Drácula fica cheio de ódio e pergunta ao padre quem fez aquilo.O religioso, apavorado, diz que foi o Monsenhor, então Drácula planeja se vingar dele.
   Apesar de muitos considerarem drácula o príncipe das trevas o melhor filme da franquia, esse é o meu preferido, o diretor Freddie Francis substituiu magistralmente Terrence Fisher, dando mais dinâmica ao filme que vai dos esgotos aos telhados das vilas contando com uma bela fotografia e montagem.
   Na história o mocinho é ateu  e que não se converte no final,algo inédito na época.
  Destaque para atuação de Cristopher Lee como um drácula "boladão" e vingativo, e a morte do rei dos vampiros empalado numa cruz onde chora sangue.
a impressionante morte de drácula 

o sangue de drácula

o sangue de drácula- taste blood of drácula

direção: Peter Sasdy

a história :
  Após a morte no filme anterior os restos de drácula são recuperados por um vendedor que passava pela florestas no momento exato da destruição do rei dos vampiros,tempos depois três distintos cavalheiros estão procurando por algo excitante em suas tediosas vidas. Eles entram em contato com um dos servos de Drácula e realizam uma cerimônia noturna para trazê-lo de volta à vida. Os três homens se apavoram e matam o servo do Conde que como vingança decide que os cavalheiros serão mortos, um a um, por seus próprios filhos.
  O ator Christopher Lee não queria participar do filme pois estava se achando velho para o papel, a warner, distribuidora internacional peitou a hammer e disse que só distribuiria o filme se Lee fosse o vampiro,após muita insistência, o ator aceitou mas com a condição de só aparecer após 45 minutos de filme.
 Considero o filme mais fraco da série e só vale a pena pela presença sempre marcante de Christopher Lee.
o conde drácula

o conde drácula-scars of drácula

direção: Roy Ward Baker 

a história:
  O conde Drácula, o mais cruel vampiro da história, renasce das cinzas para atormentar os moradores de um pequeno vilarejo da Inglaterra um jovem fugitivo da polícia esconde-se no castelo do vampiro sem saber o que o esperava. O povo revoltado invade o castelo e tentar destruir o antro de perversão do monstro. Porém, o príncipe das trevas está mais terrível que nunca e dará início a um ritual sádico e perverso em busca de vingança.
  Esse é considerado o filme mais violento da série,mas parece um spin off, pois os outros da série drácula sempre voltava a vida do lugar de onde tinha morrido no filme anterior,dando um senso de continuidade,o que não é o caso desse.
  Acho uma produção bacana, com destaque para o ataque ao castelo do rei dos vampiros no início do filme.
o castelo de drácula sendo atacado

drácula no mundo da mini-saia,o titulo nacional é ridículo,mas é um bom passatempo  

Drácula no mundo da mini-saia-drácula 1972 AD

direção:Alan Gibson

a história:

   Londres, 1872. Uma luta sem tréguas acontece entre Lawrence Van Helsing e seu arquiinimigo, o Conde Drácula. Van Helsing consegue destruir seu inimigo, que vira pó, mas em razão dos ferimentos sofridos acaba morrendo. Alguém pega o anel de Drácula e recolhe um pouco de suas cinzas em uma ampola. Exatamente 100 anos depois alguns jovens, comandados por Johnny Alucard, fazem uma missa negra, sendo que uma das participantes era Jessica Van Helsing, descendente do caçador de vampiros. Como ela quase todos estavam ali de brincadeira, mas quando a cerimônia toma um rumo inesperado a maioria foge e não vê que Johnny ressuscitou Drácula que quer se vingar dos descendentes de Van Helsing, sendo que o único que pode enfrentá-lo é o professor Van Helsing , o avô de Laura, que é um estudioso do assunto.
  Em decadência nos anos de 1970 os estúdios hammer tentou trazer as histórias de Drácula para o século XX, infelizmente não deu muito certo, quando todos esperavam pelo novo confronto com Peter cushing somos apresentados a uma trama irregular repleta de hippies chatos, é tudo tão estranho que a boa luta final entre Drácula e van helsing que deveria ser tensa ganha uma musiquinha alegre estilo 007, só a presença dos dois atores segura o interesse do público.

  Depois disso os estúdios hammer ficaram totalmente decadentes e foi só ladeira abaixo com os péssimos: os ritos satânicos de drácula(juntando drácula a espionagem e rituais satânicos) e o tenebroso a lenda dos sete vampiros (sem a participação de Christopher Lee onde o filme junta drácula e lutadores de kung fu) que nem merecem ser mencionados.

 Alguns filmes foram lançados em DVD no Brasil mas se encontram fora de catálogo,porém podem ser achados no mercado livre ou em download,vale muito a pena e recomendo!

Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima pessoal!

Um comentário: