Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a postagem do mês de Abril do Canil do Beagle. Consegui arranjar um tempinho no meio das provas de recuperação e esse mês resolvi falar sobre um pequeno período de uma das melhores produtoras de jogos de videogames do passado: a Konami e os jogos que ela produziu para o Mega Drive.
O COMEÇO DE UMA RELAÇÃO:
A Konami era uma das maiores produtoras de jogos das décadas de 1980 e 1990. Ela já produzia jogos para Fliperamas, computadores MSX, o Nintendinho 8-bits, Game Boy e o Super Nintendo que eram agraciados com franquias como: Castlevania, Contra e Tartarugas Ninjas.
Infelizmente, os donos do Mega Drive, o grande console da Sega, ficavam chupando dedo, isso acontecia principalmente por causa de uma clausula contratual da Nintendo que exigia exclusividade das produtoras que criavam jogos para os seus consoles. A coisa era tão séria que a Nintendo foi acusada de monopólio nos Estados Unidos e o caso foi parar na justiça.
A confusão só acabou no ano de 1992, quando a casa do Super Mário foi obrigada a acabar com os contratos de exclusividade, com isso a Konami pode também lançar as versões de seus jogos para o console da Sega.
UM RELACIONAMENTO CURTO MAS INTENSO:
Os jogos da Konami foram lançados para o Mega Drive entre 1992 e 1996, sendo o auge dos lançamentos o ano de 1994. Nesses 4 anos foram lançados 15 jogos para o console de 16 bits da Sega, depois disso a empresa também produziu jogos para o Sega Saturn e para o DreamCast, aumentando a quantidade de jogos do catálogo Konami/Sega.
POLÊMICAS E CENSURAS:
O período da parceria Konami/Sega foi marcado por ótimos jogos, mas também por algumas polêmicas, os primeiros jogos da parceria sofreram com cortes de fases e pouco capricho em relação as mesmas versões lançadas para o Super Nintendo, isso só foi ser melhorado a partir de 1993, quando surgiram verdadeiras obras primas para o Mega Drive.
Outro problema foi a censura que os jogos da empresa sofreram na Europa, o " Velho Continente" é conhecido por censurar todo o tipo de obra como filmes e jogos, isso acontece em diversos países como Inglaterra e Alemanha.
O Castlevania Bloodlines virou Castlevania: The New Generation e teve quase toda a violência retirada e o sangue mudado para água.
Já Contra Hard Corps virou Probotector, onde os protagonistas humanos foram substituídos por robôs e ocorreram dezenas de cortes na versão europeia.
Depois de ver algumas curiosidades é hora de conhecer um pouco mais de cada um dos jogos lançados para o Mega Drive.
SUNSET RIDERS ( 1992):
O primeiro jogo da empresa foi o famoso faroeste dos Arcades, porém houve uma grande polêmica aqui: várias fases foram cortadas do jogo e os personagens Steve e Bob ficaram de fora desta versão; tendo apenas Billy e Cormano para escolher.
Cada estágio na versão Mega Drive é dividido em dois segmentos, com isso a sensação de corte é diminuída, além disso, a versão da Sega não possui censura, o que aconteceu no console da Nintendo.
Mesmo com cortes de fases e gráficos inferiores, Sunset Riders ainda é um dos jogos mais bacanas e bonitos do Mega e merece ser jogado.
TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES: THE HYPERSTONE HEIST (1992):
Na época a Konami era quem produzia os jogos das Tartarugas Ninjas para todas as plataformas possíveis e logo tratou de fazer a sua versão para o Mega Drive.
O Destruidor, o arqui-inimigo das tartarugas, se apossou de uma pedra chamada Hyperstone que tem o poder de encolher qualquer coisa e encolheu a ilha de Manhattan na frente de uma transmissão de TV apresentada por April O´Neil, a jornalista que é amiga das tartarugas, o vilão desafia os heróis para uma briga contra sua gangue para recuperar a cidade.
A jogabilidade e os gráficos são fortemente baseados em Teenage Mutant Ninja Turtles IV - Turtles in Time para o Super Nintendo, a versão do Mega tem fases próprias e algumas do jogo para o Super Nintendo, parecendo um jogo reciclado.
Pra completar, essa versão é bem curta se comparada ao jogo da Nintendo, com apenas 5 fases, apesar disso, as fases possuem mais inimigos.
Mais uma vez, apesar de ser um excelente jogo, os fãs ficaram com a sensação de que a Konami estava apenas reciclando os jogos do Super Nintendo e se esforçando pouco.
TINY TOON ADVENTURES: BUSTER´S HIDDEN TREASURE (1993):
Perninha encontra um mapa do tesouro no sótão da Looniversidade Acme. Valentino Troca-Tapa rouba o mapa e faz uma lavagem cerebral em vários amigos de Perninha, incluindo Lilica, Pluck Duck e Presuntinho. Cabendo ao pequeno Coelho salvar os amigos e achar o tesouro.
Finalmente, parece que a Konami pegou o jeito e criou um jogo excelente, com belos gráficos e gigantesco, são 33 fases baseadas no famoso desenho da turma do Pernalonga ( sim, eu sei que eles são os herdeiros dos Looney Toones).
Uma curiosidade é que a jogabilidade do Perninha é idêntica ao do Sonic, mas uma vez a Konami reciclando, mas dessa vez ela fez direito.
ROCKET
KNIGHT ADVENTURES (1993):
O personagem é um gambá chamado Sparkster, ele tem uma
armadura medieval, além de um jetpack e uma espada.
A história se passa no reino de Zephyrus que sofre um ataque de uma nave
conhecida como Pig Star e que é invadido por porcos vestidos de guerreiros e a
princesa foi sequestrada. Cabe ao valente gambá salvar a princesa e o reino.
O gambá Sparkster foi uma tentativa da Konami em criar um mascote para ela após os sucessos de Mario da Nintendo, do Sonic da Sega e do MegaMan da Capcom.
Ao contrário de outros jogos da empresa que nasceram nos fliperamas e nos
consoles da Nintendo, Rocket Knight Adventures nasceu no Mega Drive, mostrando
a solidificação da parceria Konami/ Sega.
ZOMBIES ATE
MY NEIGHBOURS (1993):
Agora a Konami "apertou o turbo", Zombies Ate My Neighbors é um run and gun (jogo de tiro e corrida) de terror e comédia desenvolvido pela LucasFilm Games ( isso mesmo do George Lucas de Star Wars, ele já teve uma produtora de jogos) e lançado pela Konami.
É um jogo gigantesco com 48 fases, isso era enorme pra um jogo de tiro para 16 bits, o game apresentava paródias de filmes de terror, desde os clássicos das décadas de 1930 até os modernos Slasher dos anos 1980, com isso tome vampiros, lobisomens, zumbis, assassinos mascarados, brinquedos assassinos e por aí vai.
Na Europa, o jogo teve seu título alterado, sendo chamado apenas de Zombie, excluiram o : comeram os meus vizinhos.
TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES: TOURNAMENT FIGHTERS (1993):
No ano de 1993, com o sucesso de Street Fighter II da Capcom, a Konami resolveu fazer seu próprio jogo de luta, só que com as Tartarugas Ninjas para 3 sistemas: Nintendinho, Super Nintendo e Mega Drive em versões próprias.
Enquanto a versão do Super Nintendo é baseada no desenho da televisão a do Mega Drive é baseada nos quadrinhos originais com isso temos uma grande diferença entre a lista de personagens e cenários, isso explica a ausência do Destruidor da versão da Sega, pois ele estava morto nos quadrinhos
Na trama, Krang criou réplicas das tartarugas e de seus amigos para raptar Splinter, o mestre das tartarugas, e agora os quelônios juntos com seus amigos terão que lutar contra os impostores mais os chefes: Triceraton, Krang e Karai a filha do Destruidor.
LETHAL ENFORCERS (1993):
Conversão de um jogo de tiro para Arcades em que as máquinas tinham réplicas de revólveres e o jogador tinha que trocar tiros com bandidos clichês de filmes policias em locais como um banco, um aeroporto, um porto e um bairro chinês.
O game é jogado a partir de uma perspectiva em primeira pessoa e a câmera se move automaticamente por cada estágio em um caminho definido. A fim de fazer uma conversão precisa do jogo de fliperama, a Konami optou por produzir sua própria arma de luz chamada The Justifier , em vez de usar a arma de luz existente para o Mega Drive: a Menacer.
O jogo fez um certo sucesso graças aos gráficos com atores reais digitalizados e a pistola que vinha inclusa na caixa.
DOUBLE
DRIBBLE: THE PLAYOFF EDITION (1994):
O jogo de basquete da Konami foi o primeiro do esporte a fazer sucesso no Nintendinho 8-bits no final dos anos 80 e teve sua continuação para o 16 bits da Sega.
O jogo não possui a licença da NBA, entidade que regulamenta o basquete nos EUA, por isso os times tem nomes de regiões e cidades dos EUA; mas mesmo assim eles lembram times famosos como Boston Celtics, New York Nicks e Chicago Bulls.
O Jogo possui gráficos muito bonitos, boa jogabilidade, opção de campeonato e play-off e uma dificuldade moderada.
Mas infelizmente Double Dribble foi lançado na mesma época em que o arrasa quarteirão NBA Jam chegava para o Mega Drive e por causa disso o jogo da Konami passou batido.
CASTLEVANIA BLOODLINES (1994) :
No ano de 1917, a condessa Elizabeth Bartley, sobrinha do Conde Drácula, usa as forças das trevas para causar a 1ª Guerra Mundial, com isso ela teria almas suficientes para trazer seu terrível tio de volta a vida.
Para deter o Conde Drácula surgem dois jovens caçadores de vampiros: John Morris, filho de Quincy Morris (que morreu ao derrotar Drácula em 1897), detentor do chicote "Vampire Killer", usado pelos Belmonts e seu amigo Eric Lecarde, detentor da "Lança de Alcarde", confiada à família Lecarde por Alucard, filho de Drácula.
É a obra-prima da Konami para o Mega Drive, Castlevania Bloodlines foi revolucionário em vários sentidos: foi o primeiro jogo da saga a não ter um Belmont como personagem principal, o primeiro jogo a ter ligação com o livro Drácula de Bram Stoker e também o primeiro da saga a se passar na era moderna.
Devido ao alto grau de violência, o jogo foi muito censurado na Europa, sofrendo diversas alterações.
CONTRA HARD CORPS (1994):
O ano de 1994 foi excelente para a Konami no Mega Drive, depois da obra-prima Castlevania Bloodlines ela lançou Contra Hard Corps, uma versão exclusiva da franquia Contra para o Mega Drive que também foi considerado perfeito.
Nessa versão é possível escolher entre 4 personagens diferentes, ao contrário dos jogos para o Nintendinho e o Super Nintendo, que tinham personagens iguais mas com cores diferentes. Os 4 personagens são Ray Poward, Sheena Etranzi, Brad Fang e Browny.
A história do jogo se passa após Contra III: The Alien Wars do Super Nintendo e gira em torno do roubo de uma célula alienígena e um ataque Hacker. A história se desenrola de forma não linear devido a dois pontos de encruzilhada no jogo. Dependendo da seleção dos jogadores, as etapas seguintes tornam-se diferentes. Dando origem a um total de 5 finais diferentes.
A versão européia foi completamente censurada e refeita, teve seu nome mudado para Probotector os protagonistas foram substituídos por robôs e ocorreu cortes em algumas fases e na história.
SPARKSTER:
ROCKET KNIGHT ADVENTURES II (1994) :
Depois de ser resgatado por Sparkster no primeiro jogo, o reino de Zephyrus é atacado mais uma vez. Desta vez do Império Gedol que é liderado pelo Rei Gedol. Além disso, Sparkster também deve enfrentar seu rival, Axel Gear, que foi enviado pelo rei Gedol para sequestrar a princesa Cherry, a prima da princesa Sherry.
A continuação de Rocket Knight Adventures, uma das novidades
é que Sparkster ganha uma nova forma chamada: Gold Sparkster que lembra o Super Sonic de Sonic 2.
Infelizmente, Spakster ficou restrito aos consoles de 16 bits, não conseguindo
se firmar como um mascote da empresa.
LETHAL ENFORCERS II: GUN FIGHTERS (1994):
A continuação de Lethal Enforcers agora é ambientada no velho oeste e retrata o típico clima dos filmes de faroeste da época.
O jogo é ainda mais divertido que o primeiro, com fases acontecendo em bancos, saloons, trens e cavernas, fazendo o jogador se sentir em um filme de western. Diferente do primeiro jogo, a pistola Justifier não foi vendida junto com o cartucho.
TINY TOON ADVENTURES: ACME ALL STARS (1994):
Segundo jogo com os personagens do desenho Tiny Toons, dessa vez voltado para os esportes, em que várias modalidades são praticadas.
No caso os esportes são: futebol, basquete, boliche, corrida de obstáculos e uma modalidade chamada: Montana Hitting; que significa acerte o Valentino Troca-Tapa e é equivalenteao martele o buraco.
ANIMANIACS (1994):
Os irmão Warner: Yakko, Wakko e Dot decidem abrir uma loja de cultura hip-pop para se aproximarem de seus astros de cinema favoritos. Para isso, eles viajam por vários sets de filmagem nos estúdios da Warner Bros. para recuperar memorabilia de filmes para vender. No entanto, uma vez que eles coletam todas as recordações, Pinky e Cérebro tentam roubá-los para promover seus planos de dominação mundial.
Um simpático jogo de plataforma, onde é possível controlar os 3 personagens, podendo escolher entre um deles para controle do jogador enquanto que os outros dois são controlados pelo computador.
INTERNATIONAL SUPERSTAR SOCCER DELUXE (1996):
Foi o último jogo da Konami lançado para o Mega Drive, depois da empresa não ter lançado nenhum jogo durante o ano de 1995( pois já lançava jogos para o Sega Saturn). Com um lançamento tardio no ciclo de vida do console, essa conversão do International Superstar Soccer Deluxe foi terceirizada para a desenvolvedora alemã Factor 5. O jogo foi feito basicamente para os mercados europeus e brasileiro.
A versão Mega Drive do ISS Deluxe numa primeira olhada é praticamente idêntica à sua contraparte do Super Nintendo, porém, a paleta de cores é muito mais fraca, dando um tom desbotado, além do som ser bem inferior.
Com o lançamento de International Superstar Soccer DeLuxe para o Mega Drive, a Konami encerrou a sua participação na criação de jogos para o console de 16 Bits da Sega, a empresa porém continuou criando jogos para o Sega Saturn e o Dreamcast até o ano 2000.
Bem, é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de conhecer os jogos da Konami para o Mega Drive, conforme eu falei no começo do texto: foi uma parceria curta: menos de 4 anos, mas mesmo assim rendeu ótimos jogos.
Mês que vem é aniversário do blog: 7 anos de Canil do Beagle e da 300ª postagem, por isso tentarei trazer algum assunto bem interessante para vocês. Até breve.
Há cerca de 4 anos atrás adquiri um cartucho multi jogos para Mega Drive e nele vinha ao menos a metade dos jogos citados, Beagle.
ResponderExcluirJoguei muito SNS e Playstation na infância, de modo que só conheci o Mega no final da adolescência. Enfim, antes tarde do que nunca
com certeza, nunca é tarde pra descobrir um console diferente
ExcluirExceldnte artigo
ResponderExcluir