sábado, 15 de agosto de 2020

Highlander. A saga no cinema e na televisão

 

       Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem do Canil do Beagle. Hoje irei falar sobre um filme cult dos anos 80, que nos mostrava a vida de um imortal escocês que lutava contra outros imortais pelo prêmio supremo embalados pela música do Queen e suas terríveis continuações que provaram que o bordão da série estava correto: Só pode haver um. Então, chega de conversa e vamos conhecer  Highlander- O Guerreiro imortal.

era pra haver apenas um

A CRIAÇÃO DE UMA MITOLOGIA:

       A história de Highlander foi criada por Gregory Widen como um trabalho de redação para o seu curso de graduação em cinema na UCLA (Universidade da Califórnia Los Angeles). Durante uma viagem de férias para a Escócia, Gregory teve a ideia de um grupo de imortais vivendo secretamente nos dias atuais.

o criador da saga

     Ao voltar para a universidade, Gregory escreveu seu roteiro, que foi vendido por $ 200.000 dólares e transformado em um filme.

DIFERENÇAS DO ROTEIRO ORIGINAL:

       O primeiro esboço do roteiro de Gregory Widen possuía algumas diferenças em relação ao que foi para as telas. Connor nasceu em 1408 em vez de 1518. Ele morava com seus pais. Heather não existia; Connor deixava sua aldeia voluntariamente, em vez de ser banido; Ramírez era realmente um espanhol nascido em 1100, em vez de um antigo egípcio com mais de dois mil anos; O vilão Kurgan não era selvagem e psicótico, mas um assassino de sangue frio. Outros elementos foram alterados durante a reescrita. Inicialmente, os imortais podiam ter filhos, o próprio Connor teve 37 filhos ao longo de sua vida, mas as crianças não seriam imortais. Quando um imortal matasse o outro, nada de especial aconteceria, não existia um "prêmio".

AFINAL QUE PRÊMIO ERA ESSE?

       Uma coisa que poucos fãs comentam é sobre o prêmio que o último imortal ganharia ao decepar a cabeça de seu inimigo (a única maneira de matar um imortal é separando sua cabeça do corpo). Quando Connor mata Kurgan, vários fantasmas aparecem e envolvem o corpo do escocês.

o prêmio final

      Para alguns fãs esse era o prêmio, porém poucos prestaram atenção no final do filme, enquanto Connor está de volta as Terras Altas da Escócia, ouvimos a voz de Ramirez explicando o que era o prêmio: Connor teria acesso a todas as mentes do planeta e a toda sabedoria existente. Isso mesmo! O prêmio final era a onipotência, Ramirez também diz que o vencedor poderia escolher entre ajudar os governantes do mundo ou finalmente envelhecer e morrer em paz.

macleod finalmente encontra a paz

    O filme termina com Connor e Brenda juntos na  Escócia, sem revelar a escolha do Highlander. Agora é hora de conhecer toda a série.

 HIGHLANDER - O GUERREIRO IMORTAL (1986):

 SINOPSE:

     Connor MacLeod é um jovem guerreiro escocês do século XVI. Após ser mortalmente ferido no campo de batalha por um homem chamado Kurgan, o jovem retorna a vida e descobre que é  imortal.

kurgan fere connor

        Expulso de sua tribo, acusado de bruxaria, MacLeod acaba se casando com a jovem Heather e encontra Juan Sanches Vila-Lobos Ramirez, imortal como ele. Ramirez o ensina a manejar uma espada, pois a única forma de matar um imortal é separando sua cabeça do corpo. O Velho guerreiro explica que  os imortais estão em um jogo em que eles são obrigados a lutarem até a morte em busca de um prêmio, que será dado ao último que restar; Ramirez acha que se trata do controle sobre toda a humanidade, por isso confia em Connor como um aliado para que o prêmio não caia nas mãos do diabólico Kurgan.

ramirez ensinando connor a não perder a cabeça

      Durante a ausência de MacLeod, Kurgan invade sua casa e mata Ramirez. Anos depois, Heather sucumbe à idade e morre. Desolado, Connor a enterra e parte para sua jornada solitária através dos séculos. 

connor vs kurgan nos dias atuais

      Já no Século XX, MacLeod se encontra em Nova York, a terra distante para a qual os últimos imortais foram atraídos para a batalha final e acaba reencontrando Kurgan.

 OPINIÃO:

     Um dos melhores filmes dos anos 80, Highlander ganhou rapidamente o status de cult, graças a história interessante, boas cenas de luta e pra completar a espetacular trilha sonora do Queen que colaborou com sete músicas para o filme, incluindo a excelente Who Wants to Live Forever, escrita especialmente para o filme.

     A produção ainda conta com ótimas cenas no passado e belas paisagens na Escócia. A história é redondinha com um final que não deixava espaço para continuações, porém graças ao sucesso do filme, a ganância dos produtores mostrou que seria impossível haver apenas um.

 HIGHLANDER 2- A RESSURREIÇÃO (1991) :

SINOPSE:

      No ano de 2024, a camada de ozônio da Terra está destruída, e a sobrevivência no planeta é garantida por um escudo protetor criado por Connor MacLeod.

o bizarro escudo vermelho

      MacLeod é na verdade  um alienígena do planeta Zeist, condenado a viver entre os terráqueos após uma rebelião contra o ditador Katana. 

o planeta dos imortais

       MacLeod está envelhecendo e apenas esperando a morte quando Katana, o ditador de Zeist  viaja à Terra para matá-lo, desencadeando uma batalha de vida ou morte.

connor está envelhecido

     Enquanto isso, a ambientalista Louise denuncia que a empresa que mantém o escudo omite o fato de que a camada se recompôs para se aproveitar dos governos.

connor se alia a bela louise

       A jovem se alia a Connor e Ramirez, que voltou a vida após um chamado de MacLeod para destruírem a monstruosidade e deterem Katana.

OPINIÃO:

     Ah, Highlander 2- A ressurreição, que filme ruim. Enquanto o primeiro filme é um cult dos anos 80, esse aqui é considerado um dos piores filmes de todos os tempos.

      A continuação joga tudo do primeiro filme fora e cria uma história sem pé nem cabeça, em que os imortais seriam alienígenas do planeta Zeist, exilados na Terra para lutarem por um prêmio e no final poderiam escolher envelhecer ou retornar para seu planeta natal . Pra completar, temos a volta de Ramirez de uma maneira completamente sem sentido. Além do péssimo roteiro, os efeitos especiais são toscos e parecem inacabados.

     A coisa é tão ruim que o diretor Russell Mulcahy abandonou a sala de exibição no dia da estréia com 15 minutos de produção e segundo consta, o próprio Christopher Lambert quase abandonou a produção, só não fazendo isso por causa da multa contratual.

HIGHLANDER 2- A VERSÃO RENEGADA (1995):

 SINOPSE:

     No futuro, a camada de ozônio da Terra foi destruída. Após a morte de sua esposa Brenda, MacLeod decide ajudar a construir um escudo de proteção. Anos depois, Connor está envelhecido e precisa enfrentar Katana um guerreiro que veio do passado.

 OPINIÃO:

     O diretor Russell Mulcahy ficou muito desapontado com a continuação de Highlander. Segundo ele, os produtores tomaram conta do filme e eles inseriram a pataquada sobre o planeta Zeist. No ano de 1995, Mulcahy lançou no mercado de vídeo a sua montagem de Highlander 2, chamada de Versão Renegada. Nessa versão, o diretor excluiu toda a presepada do planeta Zeist, dessa vez os imortais vem de um passado longínquo da própria Terra e são enviados para o futuro como forma de punição.

eles não vem de outro planeta

       A nova montagem possui 19 minutos a mais, com várias cenas inéditas como: a morte de Brenda ter sido o motivo de Connor ter criado o escudo protetor, que agora possui uma coloração azulada e não mais aquela cor vermelha bizarra; Vemos Connor e Louise conseguindo chegar ao topo de uma montanha e perceberem que a camada de ozônio estava recuperada e uma luta entre Katana e MacLeod no alto de um carro.

efeitos especiais bem acabados

      Vários momentos são remontados, dando mais coerência ao filme. Essa versão consegue melhorar o que havia sido apresentado e até os efeitos especiais estão bem mais acabados, mesmo assim o filme não chega aos pés do primeiro.

HIGHLANDER- A SÉRIE (1992):

 SINOPSE:

      A série conta a história de Duncan MacLeod, primo de Connor, que também é um imortal e vaga pelos séculos.

duncan macleod

       Ele é encontrado por Connor após ter sido expulso de sua aldeia na Escócia no passado, numa história muito semelhante à do próprio primo, que passa a treiná-lo.

connor e duncan juntos

   Duncan precisa aceitar o seu destino e enfrentar outros imortais, enquanto relembra seus dias no passado.

 OPINIÃO:

     Lançada em 1992, Highlander- a série fez bastante sucesso, durando 6 temporadas e reacendeu o interesse dos fãs graças as ótimas lutas de espada e uma boa reconstituição de cenas do passado. O ator Christopher Lambert apareceu no episódio piloto reprisando seu papel de Connor MacLeod treinando seu primo.Por causa desse fato, o episódio piloto foi lançado nas locadoras como um novo filme, dando destaque para Christopher Lambert na capa.

picaretagem nível master

     Graças ao sucesso da série, a franquia voltou a ter algum relevância nos anos 90 e deu origem a uma nova continuação nos cinemas.

HIGHLANDER 3- O FEITICEIRO (1994):


SINOPSE:

       No século XVI, Connor MacLeod visita o feiticeiro Nakano no Japão, que além de treiná-lo na arte da esgrima o alerta para o perigo do sanguinário Kane. 

macleod é treinado por nakano

     O embate entre os dois termina com Kane preso na caverna de Nakano. Depois de 400 anos, uma escavação no Japão liberta Kane de sua prisão secular, enfurecido por ter perdido o encontro dos imortais e o prêmio final. Kane tem apenas um desejo: vingar-se de Connor MacLeod.

kane e macleod se enfrentam

     Enquanto isso, Connor se envolve com Alex Johnson, a arqueóloga que libertou Kane inadvertidamente, a jovem é a reencarnação de um amor do passado de MacLeod.

um amor do passado

      O vilão chega a Nova York disposto a matar o Highlander, ser o único dos imortais e receber o prêmio final que voltou a ser disputado. 

OPINIÃO:

     Graças ao sucesso da série, Highlander ganhou um terceiro filme para o cinema, ignorando completamente a parte 2. Essa continuação é até bacana, resgata elementos e personagens do primeiro filme, explica o destino de Brenda, mas tem um buraco enorme no roteiro: se ainda havia um imortal, Connor não deveria ter ganho o prêmio final. Apesar disso Kane é apenas uma reciclagem de Kurgan, o vilão do primeiro filme. Ao final Connor diz que finalmente poderá descansar em paz, só que não.

 HIGHLANDER A SÉRIE ANIMADA (1994):

SINOPSE:

        No futuro, um asteroide atinge a Terra, causando um evento conhecido como: A Grande Catástrofe destruindo a civilização humana. Convocando uma reunião, os imortais prometem desistir de suas batalhas e usar seus conhecimentos para guiar a humanidade para uma nova era. Todos concordam com isso, exceto Kortan , um imortal que pretende matar todos os outros. Connor MacLeod tenta parar Kortan, mas é morto, mas não antes de prever a vinda de outro imortal, alguém que não é obrigado pelo juramento de não combate.

connor em versão animada

       Sete séculos depois, o jovem Quentin MacLeod descobre que é um imortal e se vê encarregado da missão de livrar o mundo destruído da tirania de Kortan. 

o joven quentin macleod

     Anos depois, Dom Vincente Moreno Ramírez, um outro imortal, passa a treinar o jovem para enfrentar a tirania de Kortan.

 OPINIÃO:

        Outra cria da série de televisão, o desenho animado tinha uma boa animação e cenas de batalhas bacanas, porém com violência atenuada. Fez um relativo sucesso e durou 3 temporadas.

 HIGHLANDER- THE RAVEN (1998):

 SINOPSE:

       A série conta a história da ladra imortal Amanda que precisa enfrentar diversos inimigos com a ajuda do policial Nick Wolf.

banda finlandesa de metal?

      Ao longo da série, Amanda tenta entrar na linha após a morte de Claudia Hoffman, que deu a sua vida para salvar a ladra.

OPINIÃO:

      Essa série foi um Spin Off de Highlander the Series e a única a abordar um imortal mulher. A série foi um fracasso e durou apenas uma única temporada.

 HIGHLANDER - A BATALHA FINAL ( 2000):

SINOPSE:

    Connor e Duncan MacLeod  se encontram e passam a lutar juntos contra uma força maligna que surge como a grande ameaça aos imortais da face da Terra. 

connor e duncan juntos novamente

     O poderoso Kell cria um exército de imortais com os mais diversos poderes e pretende ganhar o jogo final a qualquer custo. 

o perigoso kell

    Para enfrentar o perigoso inimigo e salvar toda humanidade, um dos dois MacLeod terá que fazer o sacrifício final .

 OPINIÃO:

      O filme é continuação da série de TV e por causa disso confunde quem não acompanhou o seriado, ele é bem irregular e tenta também fazer uma ponte com o filme original. Finalmente, Connor MacLeod decide morrer para que Duncan possa enfrentar Kell.

HIGHLANDER 5- A ORIGEM ( 2007):

 SINOPSE:

       Duncan MacLeod  perambula por uma cidade destruída, lembrando-se de momentos em que sua vida era mais feliz, antes de perder o amor de sua vida. Descrente, Duncan passa a acompanhar um grupo de imortais, entre eles o misterioso Methos, e também o mortal Joe Dawson.

a busca pelo primeiro imortal

    Juntos, o grupo inicia uma jornada em busca da origem do 1º imortal e da fonte de sua imortalidade além de enfrentarem o Guardião do Poder.

 OPINIÃO:

     Desconhecido quinto filme da série feito diretamente para o Sci-Fi Chanel. Não sei nem muito o que dizer, pois só descobri sua existência agora escrevendo esse texto, mas pelo que eu li é uma bomba no mesmo nível do segundo.

 HIGHLANDER A BUSCA POR VINGANÇA (2007):

 SINOPSE:

     O anime conta a história de Colin Macleod, outro imortal do clã dos MacLeod no ano de 2187 enfrentando outros imortais numa Nova York pós-apocalíptica.

mais um do clã macleod

     Ao Longo da História, Colin precisa enfrentar Octavius, um tirano que pretende liberar um vírus mortal e destruir a humanidade.

OPINIÃO:

    Outra produção pouco conhecida, o anime foi muito bem recebido quando foi lançado, segundo alguns críticos era a melhor coisa desde o filme original e que vale a pena correr atrás.

    Bem, é isso aí pessoal, espero que tenham gostado de conhecer essa problemática saga que teve altos e muitos baixos e como diz o bordão do primeiro filme: só deveria ter havido um. Em breve, trarei novas postagens. Até a próxima.

 

 

 

 

 

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

As edições comemorativas de super-heróis da editora Abril Parte 2: As revistas da DC


    Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a segunda parte da postagem sobre as revistas comemorativas da editora Abril. Para quem não leu a primeira parte, eu abordei um pouco sobre as edições comemorativas que eram lançadas quando uma revista atingia algum número especial ou ocorria algum grande evento. Hoje iremos ver as edições da DC Comics.

também é hora de comemorar

DC COMICS:

     A DC Comics chegou na editora Abril apenas em 1984, mas isso não impediu que os heróis da "Distinta Concorrência" também tivessem suas edições comemorativas.

A ESTREIA DOS HERÓIS DC:



      A chegada dos super-heróis da DC na editora Abril foi motivo de comemoração, foram três revistas inicialmente: Super-Homem, Batman e a revista mix Heróis em Ação. Com ótimo acabamento gráfico e excelentes histórias. Dez meses após o lançamento, Batman e Heróis em Ação foram canceladas e deram lugar a Superamigos, um verdadeiro almanaque com 132 páginas.

SUPERMAN:

     O Homem de Aço era o carro chefe da DC na Abril e ganhou algumas edições comemorativas, foram elas:

SUPER-HOMEM NÚMERO- 37:


     Apesar de não receber a alcunha de edição comemorativa, coube a revista do Homem de Aço trazer o encerramento da mega saga Crise nas Infinitas Terras. Com os dois últimos capítulos da saga, os leitores testemunharam o final do Multiverso.

SUPER-HOMEM NÚMERO- 38:


    No mês seguinte ao final da Crise, os leitores foram brindados com a reformulação do herói feita por John Byrne. A revista não tinha nada de especial, mas só a capa já dava a entender que ali começava uma nova era para o Homem de Aço.

SUPER-HOMEM NÚMERO- 87:


     Após meses isolado no espaço, o Homem de Aço finalmente retorna a Terra, para comemorar esse fato a Abril criou uma bela capa com um jornal estampando a volta do herói. Os leitores por sua vez tiveram uma ótima história com os traços de George Pérez.

SUPER-HOMEM NÚMERO- 100:


     A revista do Super-Homem foi uma das poucas publicações da DC a ter uma numeração tão alta. Pra comemorar, os fãs acompanharam a saga O Dia do Kryptoniano, onde em 130 páginas o herói é manipulado pelo Erradicador, um aparelho de Krypton que planejava tornar Kal-El tão frio quanto o seu povo.

BATMAN:

   O Homem Morcego teve apenas uma única edição comemorativa ao longo de sua estadia na editora Abril.

BATMAN NÚMERO-1 (4ª SÉRIE):


      O Cavaleiro das Trevas estava desde 1992 sem uma revista própria, até que em Agosto de 1994 foi lançada Liga da Justiça & Batman, onde o herói dividia a revista com a nova Liga da Justiça. Ali acompanhamos o começo da saga A Queda do Morcego, eis que em Março de 1995 chegou as bancas Batman número: 1, com 164 páginas, a revista trouxe o ápice da Queda do Morcego, onde o Vilão Bane quebrava a coluna do Herói. Esse momento foi reproduzido em sua capa icônica.

DC 2000:

   DC 2000 foi a nova revista mix lançada no ano de 1990 pela editora Abril logo após a saga Milênio, onde eram publicados diversos títulos alternativos.

DC 2000 NÚMERO-  15:


      Os leitores tiveram uma surpresa quando a edição de número 15 de DC 2000 chegou as bancas, agora a revista passaria a ter 160 páginas, trazendo até sete histórias por edição. Esse formato durou até a edição 24, no mês seguinte o número de páginas foi reduzida para 84.

NOVOS TITÃS:

     Os personagens mais carismáticos da DC ganharam título próprio em 1986 e foram a segunda revista da DC na Abril a ter uma numeração alta.

NOVOS TITÃS NÚMERO- 100:


      A revista dos Novos Titãs foi a segunda e também a última de heróis da DC a ultrapassar a centésima edição. Os leitores ganharam uma verdadeira edição comemorativa com 164 páginas, onde os fãs acompanharam o último capitulo da saga Caos Total, também vimos a origem dos membros da Tropa Titã e por fim vimos a origem da Turma Titã.

 AS EDIÇÕES ZERO:



     Após o final da saga Zero Hora, a editora Abril resolveu reiniciar todas as suas revistas da DC, com isso em Outubro de 1996 chegaram as bancas as edições zero de: Super-Homem, Superboy, Batman, Batman- Vigilantes de Gotham e Shazam. Todas essas edições vieram com 100 páginas e capa especial.

       As edições Zero foram as últimas edições comemorativas da DC pela editora Abril, que ainda publicou algumas edições da Marvel, mas em Setembro de 2000, todos os formatinhos foram substituídos pelos formatos Premium acabando com uma era mais romântica em relação aos quadrinhos.


a dc ficou com apenas duas publicações na era premium

     Bem é isso aí pessoal, espero que tenham matado a saudade e gostado de rever esses edições comemorativas que era suficientes pra alegrar os leitores daquela época. Em breve trarei mais postagens saudosistas. Até a próxima.