sábado, 21 de setembro de 2019

Os 80 anos do Batman parte 1: As histórias do ano Um


     Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma sequência de postagens especiais do Canil do Beagle. Nesse ano de 2019, Batman completou 80 anos e assim como fiz com o Superman ano passado, resolvi fazer um especial do Cavaleiro das Trevas abordando alguns aspectos de sua história.
      Pra começar, nada mais justo do que falar sobre a famosa reformulação feita por Frank Miller na década de 1980 e das histórias que ocorreram nesse período cronológico, portanto chega de conversa e vamos conhecer a nova gênese do Homem Morcego.

eu serei um morcego

A REFORMULAÇÃO PÓS-CRISE NAS INFINITAS TERRAS:

    Desde que surgiu na década de 1930 até 1980, a DC Comics tinha a tradição de criar diversas realidades com versões variadas dos seus heróis, além disso ela passou a comprar várias editoras pequenas e começou a situar os personagens dessas editoras nas mais variadas versões do nosso planeta: Terra 1, Terra 2, Terra 3, Terra S, Terra X, Terra Primordial entre outras...

 a crise nas infinitas terras

      Porém, devido aos anos de histórias, começaram a surgir diversas inconsistências, fazendo com que o leitor não soubesse qual história era válida e qual era a versão do herói que ele estava lendo. Foi então que em 1985 surgiu Crise nas Infinitas Terras, uma mega saga em doze partes onde a editora acabou destruindo os mundos do Multiverso, matando várias Terras alternativas, simplificando tudo em um Universo DC com uma única linha do tempo.
     Ao final de Crise nas Infinitas Terras, a DC decidiu que era hora de reiniciar todos os seus personagens, assim diversos autores foram convidados para reformularem os heróis da editora.
     Superman ficou a cargo de John Byrne que revolucionou o personagem; Mulher Maravilha teve suas raízes gregas ainda mais acentuadas por George Perez; Mike Baron fez com que Wally West deixasse de ser um herói adolescente e se tornasse o novo Flash; Kieth Giffen reformulou o Aquaman e ao lado de J.M DeMatteis trouxeram humor para a Liga da Justiça.


reformulando o universo dc

     Coube a Frank Miller, que já havia revolucionado o Homem Morcego com a espetacular minissérie O Cavaleiro das Trevas, reformular o Batman.


O ANO UM DO HOMEM MORCEGO:

    Batman Ano Um, foi uma história que recontou a origem do Homem Morcego, na história acompanhamos os primeiros doze meses da atuação de Bruce Wayne como Batman, além do surgimento da aliança com James Gordon.

uma aliança pela justiça

     Apesar de bastante detalhada, existem alguns saltos de tempo durante a narrativa, para preencher essas lacunas várias histórias foram produzidas e acabaram sendo apelidadas de histórias do Ano Um, resolvi escolher as melhores para que você leitor tenham uma base para começar a ler os primórdios do cruzado de capa.

BATMAN ANO UM:


  A TRAMA:

    Batman Ano Um, conta a história de como o bilionário Bruce Wayne retorna a Gotham City depois de anos de peregrinação decidido a vingar a morte dos pais tornando-se o vigilante mascarado conhecido como Batman.
     Ao mesmo tempo, acompanhamos a trajetória do tenente James Gordon, ele acaba de ser transferido de Chicago para Gotham e precisa combater a corrupção que impera na polícia da cidade.
    Paralelamente, vemos como uma jovem garota de programa se torna a ladra conhecida como Mulher-Gato.

OPINIÃO:

     Perfeição, essa é a melhor palavra para definir Batman Ano 1. O roteiro de Frank Miller é uma perfeita história policial, tensa e cheia de ação.Com uma trama focada na dupla Batman/Gordon, vemos um herói ainda em começo de carreira, desajeitado, cometendo erros e ao mesmo tempo acompanhamos o tenente Gordon tentando lutar contra a corrupção dentro da força policial.
    A arte de David Mazzucchelli  é espetacular, o leitor consegue até sentir o cheiro das ruas imundas de Gotham, lendo a história e apreciando os desenhos. Obrigatória para todos os leitores.

MULHER-GATO:


A TRAMA:

     Selina Kyle é uma garota de programa das ruas decadentes de Gotham City, arriscando a sorte a cada noite, em cada esquina, trabalhando para clientes tarados.
     Após ser violentamente espancada pelo cafetão Stan, Selina decide revidar e passa treinar com o ex-boxeador Ted Grant, o antigo herói conhecido como Pantera.
  Inspirada pela aparição de Batman, Selina decide se tornar uma ladra uniformizada e adota o nome de  Mulher-Gato.

OPINIÃO:

    Essa foi a primeira história em quadrinhos adulta que eu li no distante ano de 1989. Ocorrendo paralelamente aos eventos de Batman Ano Um, a origem da Mulher-Gato nos leva ao submundo mais barra pesada de Gotham City, onde a prostituição (inclusive infantil), a violência contra mulheres e a corrupção policial escapam aos olhos do novo herói da cidade.
     É interessante ver a transformação de Selina Kyle, de uma jovem garota de programa que é espancada pelo seu cafetão, resolve dar o troco, passa a ser autoconfiante e se transforma em uma ladra que acaba cruzando o caminho do Cavaleiro das Trevas.

XAMÃ:


A TRAMA:

      A história começa no período de treinamento de Bruce Wayne. Durante a caçada a um assassino no Alasca em seus últimos dias de treinamento ao redor do mundo, Wayne é salvo da morte no gelo por uma tribo local. O xamã executa um ritual e conta a lenda de como o morcego ganhou suas asas.
      De volta a Gotham, Bruce decide adotar a imagem de um morcego na figura do Batman. Com o passar dos meses, o herói começa a investigar uma série de assassinatos e percebe que há sinais de rituais xamanísticos, ao longo da investigação ele percebe que tudo está ligado ao seu período na tribo indígena.

OPINIÃO:

       Mais uma história que ocorre paralelamente a Ano Um, na verdade o começo dela é um pouco anterior ao período, mostrando Bruce Wayne sendo salvo da morte por um Xamã que lhe conta uma lenda sobre o morcego, esse fato vai influenciar Wayne a adotar o quiróptero como seu alter ego.
     A trama de Xamã é excelente, pois envolve fatos sobrenaturais, tráfico de drogas e especulação imobiliária fazendo com que Batman atue de maneira forte como detetive, além disso vemos Bruce vestir o uniforme pela primeira vez e também descobrindo a caverna debaixo da mansão Wayne que irá se tornar a Batcaverna.

O HOMEM QUE RI:


A TRAMA:

      Importantes cidadãos de Gotham City estão sendo misteriosamente assassinados e apenas uma pista une os casos: os cadáveres apresentam um sinistro sorriso congelado em seus lábios.
     Em meio ao caos que se instaura na cidade, as investigações levam o Cavaleiro das Trevas ao seu primeiro encontro com seu mais perigoso inimigo: o Coringa. E o novo herói logo aprende que o psicopata vai mudar para sempre o crime em Gotham.

OPINIÃO:

     Outra história espetacular, dessa vez passada no último mês de Ano Um, acompanhamos os primeiros ataque do Coringa em Gotham City, diferente dos criminosos comuns, o psicopata é capaz de matar várias pessoas sem qualquer remorso. Durante a história, Batman percebe a ligação entre o novo vilão e o Capuz Vermelho, um bandido que ele havia perseguido dentro de uma fábrica de produtos químicos meses antes e que acabara se jogando em um dos tonéis de rejeitos para tentar escapar. Seriam eles a mesma pessoa?

ACOSSADO:


 ATRAMA:

     O professor Hugo Strange é um psiquiatra contratado pelo prefeito de Gotham para ser o consultor de uma força-tarefa formada para capturar Batman. O que as pessoas não sabem é que Strange é um louco que para tentar entender o Cavaleiro das Trevas, pretende tomar o seu lugar, nem que para isso ele precise manipular um policial transformando-o em um vigilante assassino, atraindo o guardião de Gotham para uma armadilha.

OPINIÃO:

     Uma coisa que poucos fãs sabem ou lembram é que o psiquiatra Hugo Strange foi o primeiro grande vilão do Batman na Era de Ouro. Em acossado, o vilão é reformulado mas continua como um psiquiatra perigoso que consegue descobrir a identidade do homem morcego, porém prefere guardá-la para si.

O OLHO QUE TUDO VÊ:


A TRAMA:

       Ao final de seu primeiro ano como guardião de Gotham, Batman, James Gordon e o promotor de justiça Harvey Dent forjam uma aliança para tentar prender um dos mais poderosos chefes da máfia da cidade: Salvatori Moroni. Após prenderem o mafioso, a sanidade de Harvey começa a ruir pois ele começa a lembrar de um "jogo" de tortura psicológica que seu pai fazia na infância usando uma moeda.
     No dia do julgamento, Moroni, ajudado por um assistente de promotoria corrupto, joga um frasco de ácido em Dent, atingindo metade do rosto do promotor. No hospital, Dent surta ao ver parte de seu rosto deformado, ele acaba fugindo e assume a identidade de Duas Caras, o enlouquecido ex-promotor decide se vingar de seu pai e de seu assistente corrupto.

OPINIÃO:

      A origem do Duas Caras foi recontada em uma edição anual do Batman nos mesmos moldes de Ano Um de Frank Miller, a história inova ao trazer a informação de que Harvey já tinha problemas psicológicos de dupla personalidade devido a abusos sofridos durante a infância, esse fato acabou sendo utilizado no episódio de origem do vilão em Batman Animated Series. Pena que essa história foi desconsiderada após Batman: O Longo Dia das Bruxas.

      Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado da seleção de histórias que são importantes para entender os primórdios do Cavaleiro das Trevas. Antes que perguntem não coloquei O Longo Dia das Bruxas na lista, pois ao reler a história a impressão que eu tenho é que ela se passa no segundo ano de atuação do Batman haja vista que quase todos os vilões do herói estão presentes. 
     Em breve teremos outras partes do especial de 80 anos do herói abordando seus filmes, desenhos e outras histórias. Até a a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário