terça-feira, 25 de setembro de 2018

Os filmes baseados em jogos de videogame parte 1: Os pioneiros


      Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem do Canil do Beagle. Hoje irei falar sobre um tema interessante e ao mesmo tempo controverso: Os filmes baseados em jogos de videogame.

poucos se salvam

     Surgidos no final da década de 1970, os jogos de videogames encantaram várias gerações e atualmente os jogos são comparados a verdadeiras superproduções dignas de Hollywood.
     Assim como os personagens de histórias em quadrinhos, foi apenas uma questão de tempo para que os personagens dos seus jogos favoritos ganhassem as telas do cinema, na maioria das vezes, os filmes baseados em jogos de videogames são ruins e nem um pouco fiéis a fonte, porém vez ou outra aparecem boas produções que servem ao menos como diversão. Portanto apertem os cintos, desligue o videogame e embarque nessa descoberta:

FASE 1: OS PIONEIROS:

    Os primeiros filmes baseados em jogos de videogame surgiram em meados da década de 1990, impulsionados pela guerra SEGA VS NINTENDO e pela explosão dos jogos de luta, infelizmente a maioria deles não eram fiéis a fonte e acabaram dando origem a verdadeiras pérolas trash.

SUPER MARIO BROS (1993):


SINOPSE:

    Há muito tempo a Terra era dominada pelos dinossauros e ninguém os incomodava, pois não havia gente. A vida era boa num lugar que, após 65 milhões de anos, passou a se chamar Brooklyn. Então algo inesperado aconteceu, pois um meteoro gigante atingiu a Terra e os dinossauros foram exterminados. Entretanto o impacto criou uma dimensão paralela, onde alguns dinossauros sobreviveram e se tornaram uma espécie inteligente e agressiva, como nós. Na porta de um convento é deixado um ovo, que é recolhido pelas freiras e dele nasce uma criança que é batizada de Daisy.
 Nos dias atuais, os encanadores Mario e Luigi se vêem numa aventura fantástica para salvar a Princesa Daisy  em um mundo paralelo chamado: Dinohattan, onde os habitantes evoluíram dos dinossauros. A dupla enfrenta desafios mortais do Rei Koopa um lagarto diabólico que busca invadir nosso mundo.

OPINIÃO:

    Era uma vez o melhor jogo de todos os tempos: Super Mario Bros, que se passava em um reino colorido e alegre: o reino dos cogumelos, até que um dia resolveram fazer uma adaptação para o cinema e jogaram tudo na lata do lixo: esqueça o mundo colorido, no filme temos uma  atmosfera sombria, deprimente e apocalíptica, além disso Luigi é o personagem principal e Mario é um rabugento que se recusa a pular!!!

DOUBLE DRAGON (1994) :


SINOPSE:

    No futuro, em uma Los Angeles arrasada por um violento terremoto, os irmãos Jimmy  e Billy Lee,especialistas em artes marciais, recebem uma missão: eles devem guardar a metade de um antigo talismã chinês chamado Double Dragon, que foi feito há 2000 anos, e que pode dar muito poder a quem pertencê-lo inteiro. Koga Shuko,O líder de uma terrível gangue tem a outra metade, e está determinado a derrotar os irmãos e ficar com todo o talismã, pois só assim ele ganhará poder absoluto.

OPINIÃO:

      Double Dragon é um dos jogos de videogame mais clássicos dos anos 80, sua história foi inspirada em filmes como Ruas de Fogo e seu roteiro é bem simples: A gangue dos Dragões Negros sequestrou Marian, a namorada de Billy e os irmãos partem para resgatá-la. O filme por sua vez tem uma história que não tem nada a ver com o jogo, possui péssimas cenas de luta, efeitos especiais porcos devido ao baixo orçamento e um humor sem sentido.

STREET FIGHTER : A ÚLTIMA BATALHA (1994):


SINOPSE:

     Em Shadaloo, um pequeno país localizado no sudeste da Ásia, uma guerra civil é orquestrada pelo General M. Bison. O conflito ganha importância mundial após Bison sequestrar 63 delegados das Nações Aliadas, exigindo por eles um resgate de US$ 20 bilhões. Para libertar os reféns é designado o Coronel Guile, que conta com a ajuda de Cammy, uma oficial da Inteligência Britânica e de Ryu e Ken dois trambiqueiros de bom coração em sua tentativa de invadir a fortaleza de Bison. Mas o plano de Guile pode ir por água abaixo devido a Chun-Li uma repórter de TV que quer aproveitar o momento conturbado para realizar uma vingança pessoal.

OPINIÃO:

    Então..., Street Fighter é o maior jogo de luta de todos os tempos e era uma verdadeira febre nos anos 90, era uma questão de tempo que fosse levado as telas do cinema graças a sua história cativante, mostrando lutadores participando de um torneio ao redor do mundo, porém o filme não tinha nada disso, a história foi completamente alterada e transformada em uma trama de guerra, Ryu e Ken que eram os protagonistas do jogo viraram coadjuvantes no filme, Guile, virou o mocinho só porque era norte americano e todos os demais personagens foram descaracterizados.
     O filme é ruim, não é nem um pouco fiel ao jogo, mas por incrível que pareça fez uma boa bilheteria na época e com o tempo foi ganhando o status de trash/cult e vale como uma sessão de sábado.
    O Astro Jean Claude Van Damme estava no auge da carreira e foi escolhido para o papel de Guile, Raul Julia por sua vez estava tratando de um agressivo câncer no estômago e só fez o filme a pedidos dos filhos pequenos que eram fãs do jogo, mesmo extremamente magro e abatido (Raul chegou a ir gravar depois de uma sessão de quimioterapia) ele leva o filme nas costas com a sua atuação exagerada, infelizmente, três meses antes do filme estrear Raul Julia acabou falecendo.

 MORTAL KOMBAT (1995) :


SINOPSE:

     Três lutadores talentosos são atraídos para uma ilha misteriosa, eles foram os escolhidos para defender o destino da humanidade em um torneio milenar, o Mortal Kombat. São eles: Sonya Blade é uma agente das forças especiais americana, Johnny Cage é um vaidoso ator de filmes de ação e Liu Kang é um legitimo monge shaolin. Com a proteção do poderoso deus do trovão Raiden, eles terão de superar seus maiores medos e inseguranças para derrotar o até então atual campeão do torneio, o monstro de quatro braços Goro, e o maligno feiticeiro Shang Tsung, se a Terra perder 10 torneios seguidos ela será invadida pelas forças de Shang Tsung e do imperador Shao Kahn, os vilões já venceram 9 competições.

OPINIÃO:

     Em meados da década de 90 Street Fighter e Mortal Kombat disputavam para ver qual era o melhor jogo de luta e no cinema isso também aconteceu, diferente do rival, Mortal Kombat foi totalmente fiel a sua fonte, com uma história cativante, boa cenas de lutas e muita ação; a única critica é que a violência que existia no jogo foi abolida do filme para garantir uma bilheteria maior.
     A título de curiosidade Jean Claude Van Damme, foi convidado para interpretar Johnny Cage, o personagem que foi inspirado no astro belga, porém ele seria um coadjuvante no filme e preferiu ser a estrela de Street Fighter, se arrependimento matasse.

MORTAL KOMBAT- A ANIQUILAÇÃO (1997):


SINOPSE:

     Shao Khan, o imperador do Outworld, desrespeita todas as regras do Mortal Kombat e abre ilegalmente as portas entre o seu reino e a Terra. Se elas permanecerem abertas por sete dias será o fim dos humanos, assim, Liu Kang forma um novo grupo de guerreiros para fechar o portal e salvar a Terra, mas para isto precisam enfrentar e vencer as demoníacas forças do Outworld.

OPINIÃO:

     Enquanto o primeiro filme era excelente, esse é extremamente ruim, do elenco original apenas Robin Shou e Talisa Soto retornaram.Por incrível que pareça o orçamento dessa sequência é maior que a do filme anterior, porém visualmente é muito inferior, com efeitos especiais ridículos e com os atores parecendo "cospobres", aliás o filme possui um número enorme de personagens que entram e saem da trama sem função.

WING COMMANDER: A BATALHA FINAL (1999) :


SINOPSE:
 
      Planeta Terra, 2564. A Confederação enfrenta a raça alienígena Kilrathia em uma violenta batalha. Os inimigos se apoderam de um instrumento de navegação que fará com que eles consigam se aproximar perigosamente da Terra, sendo que apenas três jovens pilotos são capazes de impedir o avanço das tropas alienígenas.

OPINIÃO:

    Baseado em um jogo de nave que fez sucesso no final dos anos 90, Wing Commander é um filme que poucos conhecem, estrelado por Freddie Prinze Junior e Matthew Lillard que eram dois atores que faziam sucesso na época, o filme foi um fracasso retumbante.

      Bem é isso ai pessoal, com Wing Commander encerra-se a primeira fase de filmes baseados em jogos de videogame, vimos que nessa primeira leva, os filmes não eram nem um pouco fiéis aos jogos, isso seria resolvido na década seguinte quando muitos filmes, em sua maioria estrelados por mulheres, foram produzidos causando uma melhor impressão nos fãs e jogadores, é o que veremos na próxima parte do especial, até lá!  

3 comentários:

  1. Boa ideia dessa lista! Eu adoro filmes inspirados no universo geek. Dos mais recentes, eu acrescentaria a esta lista o filme Jogador n1. A trilha sonora, os efeitos especiais a trama...absolutamente tudo nesse filme é perfeito.Eu adorei tanto o livro quanto o filme. Li após ver o filme e achei genial, cheio de boas referências. Jogador n1 é muito divertido! Já tinha visto algumas boas críticas, mas o vi recentemente e realmente me surpreendeu, como um dos filmes de ficção que já vi. Foi uma grande surpresa de animação. É um filme excelente. Maravilhoso trabalho do Spielberg!!! Assisti 2 vezes no cinema. Vale a pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, obrigado pelo feedback, então eu falei sobre Jogador nº 1 na 6ª parte desse especial, quando abordei os filmes que tiveram inspiração nos videogames, dá uma olhadinha pelo blog que você vai achar!Abraços!

      Excluir
  2. Entrar no teu blog é viajar no tempo, cara. Excelente postagem.

    ResponderExcluir