terça-feira, 17 de julho de 2018

Marvel's parte I : A história do universo Marvel pelos olhos de um fotógrafo


    Olá a todos que acompanham o blog, sejam bem vindos a mais uma postagem do Canil do Beagle. Hoje irei falar de uma das mais importantes HQs da década de 1990, uma história que marcou época, não apenas pelo ineditismo de mesclar modelos fotográficos com pinturas, mas por mostrar os heróis da Marvel Comics pelos olhos de uma pessoa comum e lançar o seguinte questionamento: Como você reagiria se os super-heróis existissem no mundo real? Estou falando dela, a impressionante Marvel's.

o universo marvel pela lente de uma câmera 

OS CRIADORES POR TRÁS DA OBRA PRIMA:

     Alex Ross é o principal nome por trás de Marvel's, nascido no Oregon, o escritor e ilustrador trouxe para os quadrinhos uma técnica que se tornou revolucionária para quem acompanhou a indústria de super-heróis na década de 1990: Ross fotografava modelos reais e pintava os personagens por cima dos modelos, dando um aspecto realista aos personagens.

o artista por trás da obra

    Kurt Bussiek é roteirista e um dos maiores escritores de quadrinhos de todos os tempos, seu conhecimento enciclopédico do universo Marvel foi fundamental para a coerência da obra.

enciclopédia ambulante

    Ross se juntou com Busiek e os dois resolveram propor um novo título para a Marvel, em que várias histórias clássicas da editora seriam revistas pelos olhos de pessoas comuns, porém o projeto acabou mudando de rumo e passou a focar no repórter  Phillip "Phil"  Sheldon e como ele acompanhou o surgimento dos heróis da Casa das Ideias entre os anos de 1939 e 1974, a série foi chamada de Marvel's.

VIVENDO EM UM MUNDO DE MARAVILHAS:

     A trama aborda a vida do fotógrafo Phil Sheldon e como ele reage ao surgimento dos super-seres, levantando vários questionamentos: Como você reagiria se um dia olhasse pela janela e visse o Surfista Prateado chegando e anunciando o fim do mundo? O que você faria se soubesse que o amiguinho de escola do seu filho é um mutante? Qual sentimento você teria, se uma pessoa que você conhece, morresse no meio de uma luta entre heróis e vilões ?

o protagonista da história

     Fascínio, inveja, preconceito, medo, entre outros sentimentos são representados nas páginas da história, os super-heróis são apenas coadjuvantes, vemos diversos acontecimentos marcantes da cronologia da Marvel, porém os heróis quase não possuem diálogos, pois sempre são vistos de relance ou ao longe enquanto as pessoas comuns  tentam sobreviver impotentes em um mundo de seres fantásticos, verdadeiras forças da natureza.
      Lançada em quatro edições, a série foi tratada com toda a pompa e circunstância, ganhando até mesmo capa em acetato o que demonstrava que la já nascia com o status de clássico.

 as quatro capas originais

    Assim como nos Estados Unidos a série ganhou o mesmo tratamento gráfico no Brasil sendo um divisor de águas na qualidade das publicações na época.

 A ERA DAS MARAVILHAS: 

     No primeiro capítulo, a história começa em 1939. Antes de ir cobrir o conflito na Europa, o jovem fotógrafo Phil Sheldon presencia, em Nova York, um evento único: a criação de um andróide flamejante pelo doutor Phineas Norton: o Tocha Humana.

surge o tocha humana

     Sheldon sente que está acontecendo algo que irá mudar para sempre o mundo e desiste de atravessar o Atlântico,ele estava certo e nos próximos meses testemunha o surgimento do Capitão América e de Namor- o príncipe submarino.

surgem namor e o capitão américa

      Namor acaba travando uma batalha contra o Tocha-Humana, durante a luta Phil acaba atingido e perde um olho.

o acidente de phil durante a luta

     O Tempo passa, Phil Sheldon se casa com Dóris, uma amiga.Os Estados Unidos entram na guerra e o fotógrafo acaba indo parar na linha de frente, onde testemunha o surgimento do primeiro grupo de super-seres: os Invasores.

o primeiro grupo de super-heróis

     A partir desse momento, Phil Sheldon percebe que o mundo nunca mais será o mesmo e que novas maravilhas vão surgir cada vez mais.

MONSTROS ENTRE NÓS:

      A segunda história se passa anos depois, em 1961, Phil Sheldon, agora casado e pai de família, presencia em Nova York o surgimento de uma nova geração de heróis:o Quarteto Fantástico, o poderoso Thor, o incrível Hulk, o espetacular Homem-Aranha, o Homem de Ferro e até mesmo a volta do Capitão América e Namor.


o novos super-heróis

      Durante seu trabalho de registrar esses heróis, Sheldon começa a ter a idéia de publicar um livro de fotografias com esses"deuses".
     Se por um lado o mundo fica fascinado com esses novos super-heróis, chegando a tratá-los como celebridades.

o evento da década

    Por outro lado, ficam temerosos com o surgimento de uma nova raça que pode ser o próximo passo da evolução: os mutantes, que são representados na figura dos X-men.

os assustadores x-men

     Quando uma histeria anti-mutante tem início com a criação dos robôs Sentinelas, as filhas de Sheldon abrigam uma criança mutante chamada Maggie, o fotógrafo se vê em um dilema moral: acolher a criança abandonada ou entregá-la as autoridades?

a pequena e assustada maggie

      Quando a histeria atinge o seu auge, começam distúrbios e saques, quando Sheldon sai do trabalho e vê a situação ele corre para casa com medo que seus vizinhos descubram a criança mutante e incendeie a sua residência, ao chegar ele descobre que Maggie havia fugido e deixado uma carta de despedida.

O DIA DO JUÍZO FINAL:

      A terceira história se passa em 1966, vemos que Phil Sheldon está começando a produzir o seu livro de fotografias chamado: Marvel's, porém ele começa a questionar se seu trabalho não está prejudicando o seu relacionamento com sua família.

começando a pesquisa do livro

     Os heróis antes idolatrados, cada vez mais se tornam alvo das críticas e do ódio da população, devido ao medo e do sentimento de impotência. Até que durante um dia normal o céu literalmente "pega fogo" causando pânico na população, porém Phil percebe que as chamas não emitem calor.

o fim do mundo

     As pessoas ficam desesperadas e confusas, principalmente depoisdo céu ficar coberto por rochas e por fim surgir o Surfista Prateado que anuncia a chegada de Galactus: o devorador de mundos.

o arauto da morte

   O Quarteto Fantástico tenta deter o Surfista, porém Galactus chega a Nova York e declara que irá consumir todo o planeta.

o devorador de mundos

    O Quarteto Fantástico tenta deter o gigante, porém a equipe é derrotada facilmente e rechaçada como meros insetos por Galactus.

 a derrota do quarteto fantástico

    Durante a batalha, a humanidade entra em completo desespero com o possível fim do mundo, Phil Sheldon toma então a decisão de passar seus últimos momentos com sua família.

os últimos momentos antes do fim do mundo?

    De repente, vem a notícia de que o Quarteto Fantástico conseguiu derrotar Galactus, salvando a Terra, mais tarde Phil repudia a forma como o público voltou a tratar mal os heróis, com o Clarim Diário afirmando que a ameaça de Galactus era uma farsa.

Jonah jameson acusando o quarteto de fraude

     Dias depois, na calçada de um restaurante, o fotógrafo se enfurece contra uma multidão que travava uma conversa anti-mutante.

 a ingratidão das pessoas

    A partir daquele ponto, o universo Marvel começaria a perder a sua inocência, se tornando um lugar mais sombrio e cínico.

O DIA EM QUE ELA MORREU:

    O quarto e último capítulo se passa em 1973,  é focado no lançamento do livro de fotografias de heróis feito por Sheldon, intitulado: Marvel's. 

o livro de sheldon é finalmente lançado

      Os heróis já não são bem vistos pela população, principalmente o Homem-Aranha, que é acusado do assassinato do capitão de policia George Stacy.
     Sheldon resolve investigar o assassinato e limpar o nome do Homem-Aranha. Ao falar com uma testemunha e com o herói de aluguel Luke Cage , ele descobre que não só a polícia acredita que o Homem-Aranha é inocente, mas que eles suspeitam que o Doutor Octopus é o assassino.

 a morte do capitão stacy

      Durante a investigação, o fotógrafo acaba ficando amigo de Gwen Stacy, a filha do capitão Stacy, que acredita nos heróis e faz Sheldon voltar a ter fé nos super-heróis.

a bela e doce gwen stacy

    Quando tudo se encaminhava para a conclusão, Gwen é sequestrada pelo Duende Verde, o Homem-Aranha tenta resgatá-la na ponte do Brooklyn , mas seu encontro com o Duende leva à morte de Gwen.

a dramática morte de gwen stacy

      A fé de Sheldon nas maravilhas acaba abalada. Ele planeja se aposentar, mas antes que ele possa pendurar sua câmera, Phil decide tirar uma última foto com sua esposa e um garotinho do bairro chamado Danny Ketch.

apenas um garoto normal?

     O que Phil Sheldon não desconfia, é que no futuro esse garotinho se tornaria o segundo Motoqueiro Fantasma.

PREMIAÇÕES E LEGADO:

     Imediatamente Marvel's se tornou um clássico moderno, sendo premiada em 1994 com o Eisner Awards de melhor minissérie e melhor pintura.Alex Ross foi elevado a categoria de super-artista e acabou dando origem a outras histórias que se tornaram clássicas como: O Reino do Amanhã, Terra X, Paraíso X, Universo X, Justiça e os Maiores Super-Heróis do Mundo.


outras obras primas de alex ross

    Bem é isso ai pessoal, espero que tenham gostado de relembrar ou conhecer um pouco dessa obra prima moderna que revolucionou os quadrinhos norte americanos,se você quiser saber mais sobre o que aconteceu com Phil Sheldon não se preocupe, na segunda parte do texto vocês vão conhecer um universo onde as maravilhas deram errado e descobrir como o fotógrafo reagiu ao surgimento dos violentos anti-heróis dos anos 70 e 80 na continuação da série.Até a próxima 


Nenhum comentário:

Postar um comentário