sábado, 19 de agosto de 2017

Jornada nas Estrelas parte 5: A tecnologia da série no mundo real.

  Olá a todos que acompanham o blog,sejam bem vindos a última parte do especial sobre Jornada nas Estrelas.
  Dessa vez irei falar um pouco sobre como a série previu algumas tecnologias que usamos hoje em dia portanto se acomodem na cadeira do capitão e vamos lá!.

O FUTURO É AGORA:


   Uma das coisas mais bacanas a respeito de Jornada nas Estrelas era a tecnologia "futurista", o mais interessante é que muitos dos objetos apresentados na série acabaram se tornando realidade e fazendo parte do nosso cotidiano, sendo os principais:

O TELEFONE CELULAR:


   Jornada nas Estrelas sempre  mostrava o capitão Kirk se comunicando com o resto da tripulação através de um intercomunicador, um aparelho que podia ser aberto e que permitia que ele falasse com o interlocutor apenas chamando-o pelo nome. Esse aparelho nada mais era do que a ispiração para o telefone celular.

O TABLET:


    O capitão Kirk e outros personagens apareceram em alguns episódios da série clássica usando um aparelho muito parecido com o que hoje conhecemos como tablet.
   Além disso os tripulantes da Enterprise usavam um lápis de plástico, semelhante à caneta que se usa em alguns modelos de tablets. E, claro, o tablet de Star Trek também tinha tela sensível.

PEN DRIVE E MEMÓRIA USB:


    Acumular dados em um dispositivo pequeno era uma ideia muito distante na década de 1960.Na Interprise,os  tripulantes usavam pequenos discos que eram inseridos no computador central e serviam exatamente para guardar dados. Hoje usamos Pen Drives e entradas USB que permitem o armazenamento de documentos, fotos, vídeos e todo tipo de dado. 

TEASER:


   Os membros da Interprise usavam armas ajustadas para dar choque e apenas atordoar os inimigos.Esse tipo de dispositivo era similar as atuais armas de eletrochoque utilizadas pela policia como armamento não letal.
  
TRADUTOR UNIVERSAL:


   Em suas explorações o capitão Kirk e sua tripulação se deparavam com planetas cujos nativos se comunicavam através de uma linguagem completamente desconhecida - o que não era problema, pois ele sempre tinham a mão um tradutor universal e, assim, conseguiam iniciar um diálogo.
Atualmente, existem as canetas tradutora para texto e voz, que podem ter dezenas de idiomas programados na memória.

TELECONFERÊNCIA:


   Uma das coisas mais impressionantes de Jornada nas Estrelas era possibilidade de várias pessoas poderem se comunicar a distância utilizando uma tela. Hoje em dia temos as webcans, programas como o skype entre outros que nos permitem conversar instantaneamente com outras pessoas através de uma tela.

    Existem diversos outros dispositivos que surgiram na série ao longo dos anos e foram incorporados ao mundo real.

  Bem é isso ai pessoal chegou ao fim o especial sobre Jornada nas Estrelas, espero que tenham gostado bastante. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário